Páginas

terça-feira, agosto 07, 2012

Soja na TPM

Queridos,
Alguém me perguntou sobre o leite de soja em pó light que eu uso e eu resolvi explicar a razão: reduzir os inchaços e desconfortos da TPM, que se aproxima. Como sou sozinha pra consumir os produtos que compro, optei por um leite de soja em pó (versão light) por durar mais tempo e poder alternar com os iogurtes e leites que consumo regularmente. 
A marca que uso é a Soy Natus. O sabor se assemelha ao do leite de soja de caixinha, mas em geral eu preparo ele no liquidificador com alguma essência, canela em pó, fruta, gelatina diet ou shake.
(Os saborizados não são light, eu acho)

Não é exatamente gostoso ao meu paladar, assim como não é o leite de soja de caixinha, mas como sempre falo, se é remédio... lá vamos nós!
Na TPM, eu procuro cuidar um pouco mais do que eu como, graças às leituras e testes que venho fazendo há alguns anos. Procuro cuidar mais pra não ingerir carboidratos simples, incluo mais folhas verdes escuras, amêndoas cruas nos lanches (Vitamina E), uso mais o leite de soja (isoflavonas), como feijão ou lentilha (tirosina), procuro abusar mais da aveia (em granola, farelo, flocos), tento usar gorduras boas (agora tô usando o óleo de cártamo)... Se saio pra comer, vejo se tem salmão no buffet (ácidos graxos) e por aí vai...
Abaixo, seguem os textos em que me baseio e marquei em negrito o que procuro seguir na semana que antecipa a chegada da Dona Monstruação.
A seguir alguns nutrientes, vitaminas e minerais, e sua relação com a TPM:

Carboidratos: Os sintomas da TPM podem ser agravados na deficiência de triptofano (um aminoácido que ajuda na síntese de serotonina). Os carboidratos auxiliam na absorção do triptofano. Algumas mulheres sentem vontade de consumir carboidratos (doces, massas, pães, etc), provavelmente para aumentar o triptofano e serotonina, conseqüentemente com melhora do humor. Prefira o consumo de carboidratos integrais, exemplos: pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, macarrão, arroz, etc.
Vitamina B6: A vitamina B6 atua na formação de serotonina e dessa forma proporciona melhora nos sintomas de alterações de humor, por este motivo indica-se que se atinja as recomendações diárias desta vitamina. Fontes de vitamina B6: fígado, ovos, soja, aveia, farelo de trigo, batata, germe de trigo, cenoura, amendoim, nozes, etc.
Vitamina E: A vitamina E pode aliviar sintomas como ansiedade e sensibilidade mamária entre outros. Por ser antioxidante recomenda-se o consumo de alimentos fonte de vitamina E, são eles: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleos vegetais, ovos. Cálcio: Mulheres com síndrome pré-menstrual tem maiores riscos de desenvolver osteoporose e apresentam menor massa óssea. Inclua diariamente: leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura.
Magnésio: O magnésio também está envolvido na atividade da serotonina e de outros neurotransmissores, sua deficiência pode influenciar nos sintomas da TPM. Alimentos fontes: leite, leguminosas, cereais integrais, vegetais e folhas verde escuras.
Isoflavonas: Devido à influência das isoflavonas da soja no estrógeno, este alimento pode ser benéfico no tratamento da TPM. Tofu, que é o queijo feito a base de soja, soja em grão, proteína texturizada de soja, extrato de soja, que é o conhecido leite de soja são alimentos que possuem isoflavonas.
A redução no consumo de sal, açúcar, cafeína e álcool também podem ajudar na retenção de líquidos, irritabilidade e cólicas. Como você pode perceber, ter uma alimentação saudável, equilibrada pode ajudar muito no combate aos sintomas da TPM, entre outras mudanças de comportamento. Adquira bons hábitos e livre-se da TPM!
(Fonte aqui)
Evito neste período:

Chocolate, pois aumenta sintomas como dores de cabeça e irritabilidade,
Carboidrato simples, como pães, massa, tortas, doces, bolos,
Alimentos ricos em gordura saturada, frituras,
Alimentos industrializados, temperos prontos e com muito corantes e
Álcool

(Fonte aqui)

CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de Pense Light batido
2 CS de granola
1 CS de mel
1/2 papaia

(30 min antes do almoço)
2 cápsulas de óleo de cártamo
ALMOÇO
1/2 xíc de mandioquinha amassada
1 bife picado com alho, cebola pimentão
2 CS de molho de tomate 0%
1/2 xíc de lentilha
salada de agrião roxo
LANCHE TARDE
1 Corpus morango
1 cookie de granola
1 laranja

JANTAR
2 fatias de pão integral light uva + ômega 3
1 fatias de queijo minas light 
2 fatias de blanquet
tomate e agrião
1 CS de mostarda e 1 CS de ketchup light

CEIA
2 CS de leite em pó desnatado
1 CS de Nescau

16 comentários:

Eveline disse...

Nossa Mary, adorei o post,
eu sofro muito durante a TPM
e o meu namorido acho que ainda mais kkkk
eu fico muito irritada, td me incomoda
vou experimentar seguir essas dicas para ver
se da uma amenizada nos sintomas.
Tenha uma ótima semana flor.

*Lela* disse...

Olá Mary,

Quanto tempo!

Esse leite Soy eu amooo*

Experiencia negativa este mês eu tive com o chocolate na TPM (tô fora)

Boas dicas.

Emagrecimento Sem Segredos disse...

Vc acredita que eu gostei dessa postagem? Vou poder ajudar e orientar a minha namorada quando ela estiver com TPM.

:)



Valber
emagrecimentosemsegredos.blogspot.com.br

Heloisa Melo disse...

Ai amiga, esse mês eu esqueci de comprar o remédio e acho eu que estou na TPM, mas não faço idéia pq desregula tudo né??
Mas dos alimentos que tu listou eu como praticamente todos diáriamente.
Beijos e obrigada pelas dicas

Fabi Lange Brandes disse...

olha, que beleza de dicas
obrigada
beijo

Equilíbrio! disse...

amiga acho que a alimentação faz mesmo diferença nessa fase. Tenho notado que estou bem melhor...temos que ir nos conhecendo e fazendo testes...nunca experimentei esse leite, mas achei interessante...vou comprar...bjs
http://www.comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/

Cary disse...

Oi Mary, belas dicas!
Tenha uma boa terça!
bj

Elis disse...

Oi amiga,

obrigada pelas informações, foram de muita ajuda, pois estou mesmo com vontade de consumir leite de soja mas fico com medo de não gostar e desistir. Mas vou criar coragem, essa semana quando eu fizer minha visitinha à loja de grãos e cereais, quero dar uma olhada nesse item.
abraços

Aline disse...

Excelentes dicas e, mais uma vez, obrigada pela força.
#tamojunto rsrsrrs
Bjs

Lulis Paz disse...

Minha irmã também toma e disse que é muito bom mesmo ^^

Hey segue de volta e deixa um comment?
www.diademegalomania.blogspot.com
valeu

Aline Caldas disse...

Olá querida, eu também estou na luta mas ainda apenas no começo, já eliminei 2kg em 2 semanas, com RA, Hidro e muita caminhada rsrs.
Eu já tomei o leite de Soja é um pouco enjoado mas é bom né .... rsrs mas agora eu não posso mais tomar, pois ele é rico em vitamina K e eu tive uma Trombose Cerebral entupimento da veia e sangue grosso e vitamina K engrossa o sangre, por isso agora estou no leite de vaca mas desnatado.Beijos já estou te seguindo para sempre te acompanhar nessa luta.

ivana. disse...

A soja é muito saudável para inúmeros fins. Bom teu post !! Sobre tua pergunta: SIM, eu consumo o cártamo antes dos treinos. Minha nutri solicitou que eu consuma 3 horas antes do treino(ele potencializa se consumido desta maneira, disse ela) ... faço isso 'religiosamente', amiga ! Beijo.

Dani Páscoa disse...

eu sofria muito desse mal, tanto que quando a mestruação chegava eu tomava remédio, ainda sem dores. Mas tudo passou no momento que comecei a tomar anticoncepcionais .:)

Ka disse...

Adorei as dicas querida! Eu fico igual a um balão na tpm. beijão

Nat Viegas disse...

Gosto de soja em qualquer época do mês, hehe. Embora eu curta aquele suquinho ADES, sabe? ele tem muito açúcar, então estou dando uma diminuída.
Eu comprei lá no mercado público leite de soja em pó sabor "natural" (tem de morango, chocolate...). É, o sabor não é dos melhores não, hehe.

Beijão, Mary!

Mili disse...

Adorei a matéria!!!
Dia super light ae, se cuida!
e FOCO!
Estamos juntas. beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...