Páginas

quinta-feira, maio 31, 2012

Benefícios do colágeno em pó

Tenho usado colágeno hidrolisado em pó nos meus sucos desintoxicantes. Alguém pode perguntar, mas por quê? Qual a função deste ingrediente? Na verdade, eu uso como uma fonte de proteína matinal, uma vez que não estou bebendo leite de manhã. Mas o colágeno em pó tem muitas outras funções interessantes, principalmente para nós, que nos preocupamos com a saúde mas também com a estética.

Então, resolvi publicar aqui uma parte de uma reportagem da Boa Forma que fala dele... Espero que gostem.


Por que essa substância tem tanto poder? É um tipo de proteína – aliás, 30% da proteína do nosso corpo é colágeno – que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele. O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. “Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente”, diz Jocelém Salgado, pesquisadora e professora de nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). A produção passa a ser de apenas 35%, em média (socorro!).




Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.Sabrina Sato e Letícia Spiller aderiram ao colágeno em pó faz tempo, Claudia Ohana acaba de virar fã. O suplemento entrou no cardápio das atrizes que querem manter o corpo firme e o rosto jovem por mais tempo. E tudo indica que está dando supercerto. Você também pode fazer o mesmo para adiar as ruguinhas. O colágeno é barato, prático (basta dissolver o pó na água), facilmente encontrado no mercado e sem contraindicação. As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará). A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias. Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: “A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade”, explica a engenheira de alimentos Gisele de Carvalho Döll, de Curitiba. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.  (Matéria Completa Aqui)


Receitas do cardápio de hoje (meu último dia de desintoxicação - amanhã tem pesagem!):

SUCO ANTIOXIDANTE

1/2 cenoura
1/2 beterraba 
suco de 1 laranja 
2 CS de colágeno hidrolisado em pó
gelo, gengibre em pó e adoçante a gosto
(bata no liquidificador e coe se achar necessário) 

SOPA EMAGRECEDORA (1 porção)




1/2 beringela
2CS de creme de cebola (pó para preparar)
1/2 nabo*
1/2 xic de vagem picada
1/2 maço de cebolinha
1/4 pimentão
1/2 beterraba
1/2 tomate picado
1 xíc de repolho ralado
1 talo de aipo picado
1 filé de peito de frango cozido e desfiado
Tempere com: sal, curry, pimenta, gengibre a vontade.
Corte todos legumes  e cubra com água. Ferva por aproximadamente 40 minutos, ou até que os legumes estejam a seu gosto.

* nabo suprimido, no lugar dele, 1/2 cenoura picada



Quinta 31/05/2012
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de suco antioxidante
3 biscoitos integrais light

LANCHE DA MANHÃ
500mL de água

ALMOÇO
1 porção de sopa com chá verde
3 torradas integrais light
chá vermelho + menta peperina
500mL de água

LANCHE TARDE
1 CS de leite em pó desnatado
1 CS de capuccino light
500mL de água

JANTAR
1 poção de sopa emagrecedora
1/2 xíc de mix 7 grãos Quaker
chá de camomila
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...