Páginas

quarta-feira, abril 13, 2011

Dieta Saudável para pessoas sem tempo




Acordar de manhã depois de uma noite tranqüila e encontrar a mesa de café da manhã preparada com todos os alimentos que você gosta e que vão dar saúde e disposição para que seu corpo possa começar bem o dia. Almoçar em lugar calmo e ter tempo para descansar um pouco após a deliciosa refeição.
O que? Este não é o seu caso? Você não tem tempo para isso e a única rotina que você conhece é a definição desta palavra no dicionário? Sua alimentação é um caso perdido e não há o que possa ser feito?
Não. Isso não é verdade. Talvez você não consiga ter uma rotina alimentar como a descrita acima, mas isso não quer dizer que não possa ter uma dieta saudável. Se você quiser fazer alguma coisa a respeito, comece com os seguintes passos:

Primeiro: Pare de pensar no ideal e comece fazendo o que é possível! Você vai ficar espantado ao ver quantas mudanças positivas podem ser feitas se você realmente estiver disposto a mudar.

Segundo: Não fique muito tempo sem comer. Procure se alimentar de 3 em 3 horas independentemente de sua rotina. Se os seus horários são muito malucos pense em alguns pequenos lanches que sejam saudáveis e fáceis de comer. Por exemplo, se você não consegue almoçar no mesmo horário que as outras pessoas, procure fazer um pequeno lanche por volta do horário do almoço para não ficar faminto às 3 da tarde. Alguns exemplos de lanches podem ser: um iogurte com duas bolachas, um pequeno sanduíche de pão integral com queijo, uma fruta com biscoitos, uma barrinha de cereal. Lembre-se, ficar muito tempo sem comer pode dificultar a perda de peso para quem já está pensando em se preparar para o verão!

Terceiro: Hidrate-se! Não se esqueça da água. Quando estamos muito ocupados não prestamos atenção à sede e às vezes passamos um longo período sem beber água. Mantenha um lembrete na sua mesa de trabalho, leve uma garrafinha de água com você, mas inclua líquidos em sua rotina. 

Quarto: Não pule o café da manhã. Para começar bem o dia é importante se alimentar bem ao acordar. Comer pouco de manhã pode fazer com que você tenha muito mais fome no período da tarde e da noite estimulando-o a comer demais. Além disso, é preciso comer ao acordar para garantir o pique do resto do dia!

Quinto: Cuidado ao chegar em casa depois do trabalho. Normalmente quem passa o dia todo na correria só consegue se lembrar de comer à noite. Então é tarde demais, pois a fome já é tão grande que acabamos comendo muito mais do que o necessário. Para evitar esse abuso, crie uma rotina ao chegar em casa que te ajude a não comer tudo o que vê pela frente. Por exemplo, descanse alguns minutinhos antes de pensar no que comer. Sente-se no sofá, respire fundo e relaxe um pouquinho. Quando estiver mais descansado, vá até a cozinha e escolha os alimentos que vai comer, prepare o seu prato e coma devagar, saboreando os alimentos.

Sexto: Evite comer muito antes de dormir. Se você comer uma grande quantidade de alimento antes de dormir seu organismo não será capaz de utilizar as calorias destes alimentos durante a noite (nosso gasto energético diminui enquanto dormimos) e o resultado você poderá ganhar algum peso ao longo do tempo. Além disso, comer muito à noite faz com que você não tenha fome de manhã e pule o café da manhã.

Sétimo: Use o número 5! Lembre-se que comer cinco porções de vegetais (frutas e hortaliças) por dia melhora muito a qualidade da sua alimentação e consequentemente a sua saúde. Uma porção de vegetais pode ser: uma fruta ou uma fatia de fruta, um pires de folhas verde ou 1 xícara de legumes picados.

Vamos! Deixe a preguiça de lado e dê esse pequeno presente ao seu corpo. 

Pois é... Tenho praticado esses 7 passos na medida do possível, mas ando sem tempo inclusive para comentar nos blogs das minhas amigas guerreiras, que tanto me apóiam.


Só não abro  mão  de uma coisa: postar aqui! Porque é aquela coisa: "blogueira light muito tempo sem postar, tá engordando!" hahahaha... 
Além do mais, ao postar, reservo um tempinho para avaliar meu dia, meu cardápio e minha rotina em relação à minha saúde e alimentação. É um tempinho só meu! Tenho lido a maioria dos blogs de vocês, acreditem, só que se eu comentarem uns, fico sem tempo de ler os outros... Aí prefiro ler mais!
Mas saibam que a torcida por vocês continua enorme (torço por vocês como torço pelo Grêmio - sintam-se EMPURRADAS à vitória, portanto), saibam que sempre pego dicas de alimentos novos para incorporar aos meus cardápios e saibam que sempre, sempre mesmo, estou mandando energias positivas por um mundo mais magro
Digo e repito: se eu tivesse um dom, queria ter o dom de emagrecer o mundo! E deixar todo mundo mais saudável e feliz com seu corpo e sua imagem.

(ó, colhi pra ti!)

Não me abandonem, pois meu pensamento está SEMPRE com vocês. Afinal, eu penso o tempo todo em mim e somos UMA SÓ quando o assunto é bem-estar, autoestima e preocupação com o corpo.

Beijos meus.



Cardápio de hoje:
Café da Manhã:
1 fatia de mamão
1 fatia de pão integral
1 colher de sobremesa de geléia de morango light
2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
Café + adoçante
3 pontos
Almoço
alface
½ xíc de berinjela refogada sem óleo
½ xíc de arroz integral
1 bife bovino
5 pontos
Lanche da tarde
1 iogurte Densia Aveia
3 colheres de sopa de granola light
2 pontos
Jantar
1 banana
1 maçã
1 pão árabe de linho Baalbek
1 colher de sopa de açúcar com canela
1 xíc de chá preto com cravo + adoçante
6 pontos
Total do dia: 16 pontos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...