Páginas

sexta-feira, junho 15, 2012

O que a alma faz...


O corpo NÃO perdoa!




Aumentei 500g

Na minha adolescência, tinha uma música que o Alexandre Pires cantava que dizia algo assim "o que o corpo faz a alma perdoa..." Só que no meu caso, foi exatamente o inverso. 

Estive contrariada desde o início do feriadão - na semana passada e, de certa forma, me permiti comer mais no final de semana (incluindo doces) e até mesmo dar umas beliscadas no prato do meu namorado na terça. 

Além de tudo isso, ainda a mudança de 1°C para 30°C em menos de uma semana me fez me atrapalhar com os alimentos. Estava num ritmo de sopas e chás e assim que chegou o calor abafado, não sabia mais o que comer!


E também, provavelmente a pontuação que eu registrei não corresponde ao que eu realmente comi. Gordinho é tudo igual, não é? E pode passar o tempo que for, o fantasma do gordinho tá sempre na espreita, pronto pra se manifestar a qualquer momento. Posso ter anotado a pontuação de 2 fatias de lasanha de espinafre com 60% do valor real delas, por exemplo. E assim com todas as "coisinhas" que me dei de recompensa pelos aborrecimentos da semana.

Fiquei chateada, pensei em me revoltar, tive que tirar força do pé pra não ligar o F*d4-S& e entrar num restaurante detonando tudo o que meu coração pedia. Seria a recompensa imediata pelo aborrecimento, pela frustração, pela sensação de fracasso, pela decepção comigo mesma, pela constatação de que andei me enganando, como há muito eu não fazia.

Eu falava que estava tirando proveito de uma fase positiva nos meus posts, lembram? Eu dizia que ia aproveitar enquanto o bichinho negativo não voltasse. Pois não é que a peste chegou e eu nem me dei por conta? Nem consegui identificá-lo. Só percebi de fato quando subi hoje na balança que a razão de eu estar já há alguns dias com essa sensação ruim era ele: o diabinho gordo.

(ele é assim, fofinho, lindinho, irresistível e MALANDRO)

O que importa é que mesmo revoltada, indignada, emocionalmente descontrolada, eu amarrei as mãos dele e não deixei que ele me conduzisse à Confeitaria Princesa, nem à Cacau Show, nem a qualquer outra fonte de carboidratos imediata e catastrófica.

Fico apreensiva porque terei jantar de anivesário amanhã, festinha de aniversário na quarta que vem e trata-se do MEU ANIVERSÁRIO.... não tem como "não ir". E tenho que relaxar pra poder curtir com minha família e com meus amigos, senão que graça terá?

E mais: tenho 35 refeições em 7 dias. Em somente 2 delas (jantar de amanhã e lanche da tarde/jantar de quarta-feira) é que estarei fora da minha rotina amiga. Nas demais 33 refeições, tenho que estar absolutamente focada e dentro de um planejamento honesto (anotar pra mais  nas festas, se for preciso) pra subir na balança e não me sentir injustiçada pelo resultado na semana que vem.

Ainda estou fragilizada, pois não sou de ferro. Mas não posso me entregar a esses sentimentos ruins que já me levaram a estar quase na faixa de obesidade um dia.

Tenho que me agarrar aos meus próprios resultados, às minhas conquistas e a essas 9Kg que eliminei nos últimos 6 meses.
(janeiro e maio de 2012)

Espero contar com a colaboração, apoio e puxões de orelha de vocês, viu? Preciso disso pra me sentir segura. É essa "prestação de contas" que impede que a minha peteca caia.

Beijão. Vocês são DEMAIS!!!

PS1: De onde vem minha motivação?
Daqui ó: http://www.desafiodasestacoes.com/2012/06/top-5-desafio-de-inverno.html Fiquei em primeiro lugar no Desafio de Inverno (pesagem da semana passada). Olhem lá minha entrevista!!!!

PS2: vou elaborar a lista de recompensas imediatas neste final de semana, podem continuar mandando sugestões de coisas que podemos fazer diante de uma situação de aborrecimento que não seja devorar um monte de porcarias.

PS3: Não poderei comentar nos blogs de vocês hoje, pois estou indo buscar um colinho do meu namorado. Mas amanhã, enquanto ele vai pra aula de inglês, eu visito vocês, suas lindas!

Gente,

Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho. Uma série de coisas me levam a me sentir assim, como agora. Não foi "do nada" não! Vamos à lista:


- quarta passada, quando planejava chegar em casa no final do dia e descansar durante todo o feriado do dia seguinte, tinha um vazamento pra ser solucionado e tive que fazer tudo sozinha, apesar de morar com mais duas pessoas - nem preciso dizer o quanto isso me estressou, né?
- quinta do feriado, passei quase todo o dia sem água e tentando solucionar a porcaria aqui - humor insuportável!
- sábado/domingo: comi sobremesa de verdade em duas ocasiões, me permiti comer mais no almoço de domingo e gastei muitos dos meus pontos extras - usando comida como recompensa.


- terça (dia dos namorados): decidi fazer mini-faxina antes de preparar o jantar e nem sequer liguei uma musiquinha pra animar o ambiente - odeio faxina e em silêncio é ainda pior!
- do frio absurdo da semana passada, passamos pra dias extremamente abafados e úmidos - o que me deixa preguiçosa e irritada!!!


- estou participando de um congresso numa área com a qual eu não sou exatamente familiarizada - não fico lá muito interessada nos assuntos de todas as palestras.

Por tudo isso, acho que estou com medo de continuar me recompensando com comida. Aí fico tensa, passo mal fisicamente, tenho dores de cabeça, fico muito estressada...


Preciso fazer uma lista com coisas que me recompensem imediatamente e que não tenham nada a ver com comida (ô tarefa difícil, viu?). Em um primeiro momento, NADA ME VEM À MENTE... impressionante. Mas é necessário fazer esse exercício mental e ter uma lista de coisas às quais recorrer numa hora de desespero dessas.  Fiz uma listinha pequena, depois de muito pensar:
- entrar em um salão para lavar e escovar os cabelos
- fazer as unhas
- comprar acessórios ou bijuterias

Comer não pode ser a única recompensa que eu encontre em momentos de estresse, gente! Me ajudem!!! Tive uma ideia:



Desafio vocês: façam o mesmo exercício e deixem aqui suas ideias. Vamos fazer uma lista fixa e colocar na barra lateral dos blogs e nos celulares. Sempre que nos sentirmos com vontade de recompensa, correremos às nossas listinhas! Deixem nos comentários as coisas que a gente deve fazer pra se sentir quando estamos irritadas ou estressadas ou tristes ou de mau humor... #tamojunto

Beijão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...