Páginas

quarta-feira, maio 09, 2012

Acabei de ver esse desenho do Pateta e não teve como não compartilhar aqui:




Ahahahahaha...

Bom, falando sério: o desenho é de 1951. Desde essa época já preocupava os hábitos alimentares dos americanos e seus problemas com comidas nada saudáveis. Mas o desenho desdenha das comidas saudáveis por alguns momentos, reduzindo-as a uma cenoura! 

Mesmo assim, já havia uma preocupação com a obesidade. E essa doença já toma conta do Brasil. Reparem nas ruas, por exemplo, em uma parada de ônibus, quantas pessoas acima do peso estão na fila.

Quando a obesidade for tratada como uma doença crônica, como a seriedade que merece, creio que serão tomadas medidas concretas para supervisionar restaurantes e demais estabelecimentos que servem alimentos, além das indústrias que os produzem.

A partir de 2002, a Anvisa divulgou o seguinte informe técnico: 



"Farinha terá ácido fólico para combater anencefalia em bebês

O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, deverá estar presente em todas as farinhas de trigo e milho, além dos produtos derivados do milho. A proposta é da Anvisa que publicou, no Diário Oficial, a Consulta Pública nº 51 prevendo a fortificação desses alimentos com a vitamina. O regulamento fica para apreciação da sociedade por 60 dias e depois se tornará uma legislação.

A medida da Agência pretende aumentar a ingestão do ácido fólico ou 
folato pela população, especialmente a das mulheres em idade fértil. A 
vitamina previne a má formação do tubo neural (estrutura precursora do 
cérebro e da medula espinhal) no feto. Quando não há o fechamento do tubo neural, o bebê apresenta deformações como anencefalia (ausência do cérebro), espinha bífida e meningocele (defeitos na coluna) que podem resultar em morte, paralisia dos membros inferiores, hidrocefalia e retardo mental, em alguns casos. "

(Texto completo aqui


Por que não sonhar com diversos informes proibindo restaurantes de terem mais de uma opção de fritura no buffet? De prepararem essas frituras com gorduras boas? Por que não imaginar os restaurantes repletos de alternativas diets e lights tão saborosas quanto as engordativas? E mais: por que não serem mais destacadas as preferidas pela população?

Imaginem os títulos:

- A partir de julho, as batatas fritas feitas em restaurante só poderão utilizar óleo de canola ou girassol no preparo

- Sobremesas de restaurantes e lanchonetes deverão ter 50% de opções sem açúcar e sem gorduras ruins, respeitando-se o sabor e a qualidade

- Fibras integrais deverão estar presentes em todas as farinhas fabricadas no Brasil



Do jeito que cresce o número de franquias do Subway em Porto Alegre, acho que é um sonho possível sim. Porque se o povo está se conscientizando, já é meio caminho andado. Subway sempre tem fila. Cadê os concorrentes que não descobriram a mina de ouro ainda?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...