Páginas

domingo, julho 01, 2012

Dieta X Festas Juninas




"Passei a minha infância morando em casas, apesar de em diferentes capitais. Por isso, fazem parte de minhas lembranças as festas juninas, com direito a fogueira e tudo mais. A vizinhança se reunia e oferecia às crianças amendoim carapinha (aqueles cobertos com açúcar), pé-de-moleque, quentão, pipoca, pamonha, milho verde e tantas outras delícias. Eram feitas festas na rua em que morávamos e também na escola. Lá, eram mais sofisticadas, inclusive com brincadeiras como quadrilhas, cadeia e pescaria. Os brindes não importavam, o divertido era participar. Atualmente, a tradição junina parece estar desaparecendo. Talvez porque a vida nas grandes cidades tenha mudado bastante. Os vizinhos quase não se conhecem, e as crianças pouco saem de casa para programas conjuntos nas ruas. Algumas escolas ainda fazem suas festas, mas elas geralmente abrem mão das fogueiras e das brincadeiras. Determinadas receitas, como pamonha e canjica, parecem esquecidas. E, em tempo de dietas e controles alimentares, nem mesmo o pé de moleque, a paçoquinha e a carapinha conseguem muitos adeptos. Mudanças dos tempos."


Li este texto publicado no jornal "A Notícia", de Joinville-SC, pela Bete Duarte, da coluna Cozinha da Bete e resolvi publicar porque nesta época, me sinto extremamente nostálgica. Nasci e fui criada numa cidadezinha do interior e minhas tias eram professoras. Todos os anos íamos a todas as festas de todas as escolas da cidade, porque elas combinavam entre si e quase nunca coincidiam (cidade pequena pode fazer isso). E as delícias juninas eram saboreadas somente nesta época. 


Eu só como pé-de-moleque (que AMO!!!) em festas juninas, porque em outra ocasião nem acho graça. Quentão de vinho doce (temperado com gengibre, canela e cravo) é uma bebida que só cabe, a meu ver, nessa época também.

Ontem minha afilhada pediu que ajudasse a organizar uma festa junina no salão do prédio dela, para reunir a família. Este é o primeiro ano que passamos sem a minha tia, mãe dela (que adorava organizar essas festinhas) e fizemos tudo como manda o figurino pra, de onde ela estiver nos observando, ela aprovar tudo.


Então, usei alguns dos meus pontos flex e comi bolo de chocolate, pé-de-moleque, carapinha, cachorro quente sem salsicha e bebi quentão. Tudo transformado em meu lanche da tarde e em jantar. Usei 24, dos 35 pontos flex semanais e não pretendo mais usar nenhum até sexta. Olhem no cardápio de ontem, se quiserem conferir o que comi.

Hoje o dia foi tranquilo, apesar de ter acordado me sentindo meio estranha de manhã. Tenho quase certeza que foi o excesso de amendoim. Adoro, mas nunca como. Quando como demais, dá nisso.

Dei uma caminhada depois do almoço e fui e voltei caminhando do jogo, ou seja, fiz AF em pleno domingão. Oba!!!

Beijão pra vocês, gente linda!


Domingo 01/07/2012
CAFÉ DA MANHÃ
acordei passando um pouco mal
e não quis comer
(acho que foram os
amendoins de ontem)
LANCHE DA MANHÃ
500mL de água
ALMOÇO
salada mista
1 sobrecoxa grelhada sem pele
1 fatia de carne magra assada
8 corações de galinha
1/2 fatia de lasanha de queijo
500mL de água
1 caneca de chá verde com gengibre
LANCHE TARDE
1 laranja
1/2 papaia
3 CS de granola diet
500mL de água
Subtotal
JANTAR
1 cumbuca de sopa de legumes
1 filé de peito de frango
CEIA
1 caneca de chá de menta peperina
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...