Páginas

quinta-feira, maio 03, 2012

Compulsão Alimentar - EU VI!

Neste feriado presenciei uma cena que me deixou chocada. Por vezes até pensei que eu tinha Compulsão Alimentar, mas percebi que não. Algumas pistas que me fizeram abandonar a ideia de que eu seja compulsiva.


- A pessoa que tem compulsão, come sem fome e mesmo após estar empanturrada (sim, a pessoa em questão já havia jantado e muito bem)
- A criatura foi ao supermercado após o jantar e comprou uma tentação por livre e espontânea vontade, alegando não ter esse item na sua cidade e explicando que poderia precisar dele para algum futuro evento do trabalho (2 latas de Moça Fiesta Cobertura)
- Ao chegar em casa, a pessoa fez um chimarrão a pedidos e ficou tomando com as demais pessoas na sala durante a novela das 21h. Quando a novela acabou, as outras pessoas se distraíram em seus notebooks e a pessoa sumiu! Ao ser chamada a pessoa respondeu e disse que não estava "fazendo nada"
- Cerca de cinco minutos depois, ao voltar à sala e ser novamente interrogada, ela assume muito constrangida que estava comendo TODA A LATA do doce em menos de 5 min, pois ao perceber que estava na metade, decidiu acabar com tudo de uma vez só - sem oferecer a ninguém.
- As latas estavam ao nosso lado, num canto do sofá e não ouvimos um único ruído ao ser retirada uma delas e levada à cozinha
- Ela falou que estava pensando no doce o tempo inteiro em que víamos a novela e conversávamos
- Resolvemos então calcular quantas kcal continha uma latinha inteira e anotamos mais de 1200kcal, o que a deixou apavorada.
- Perguntei o porquê de ela comprar uma coisa se sabe que não vai se controlar e a resposta foi um sorriso constrangido... nem segui o assunto.
- Dava pra perceber a indignação dela mesma, a repugnância pelo ato e logo após, ela se escondeu pra chorar arrependida.



Gente, um dia antes ela havia comentado que numa tarde entre a novelinha das 18h e das 19h havia comido uma caixa de bombom Nestlé, uma caixa de Bis Branco e uma caixa de Sem Parar, uma atrás da outra e que depois, escondeu o lixo pro cônjuge não notar.

No dia seguinte ao episódio da lata de Moça Fiesta, ao ficar sozinha em casa, ela devorou a outra lata.  E na sequência,, o resto do bolo de chocolate da sobremesa de um jantar,comeu todo sem chamar ninguém pra compartilhar.

Por se tratar de uma pessoa muito próxima a mim, não me preocupa atualmente o que ela está fazendo com o próprio corpo (e sim, está bem acima do peso). Me preocupa muito mais o que se passa na cabeça: frustrações, constrangimentos, punições, sentimento de fracassos, tristeza e descontrole total.

Decididamente nunca me senti assim e espero que ao identificar o problema (eu fiz questão de mostrar sites sobre o assunto), ela decida se tratar. O problema é que no interior um tratamento psicológico é visto como um tratamento de loucura. E esse pré-conceito pode impedir que uma pessoa doente busque ajuda.

PS: continuo na Recuperação Pós Feriado. Firme e forte. E ganhei este selinho da Sammy:


Meu resultado? Praticamente manutenção de peso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...