Páginas

quinta-feira, julho 05, 2012

Shake, shake, shake...



Pois é... não gosto de dietas restritivas e vocês bem o sabem. Mas ganhei num sorteio da farmácia da esquina, duas embalagens de shakes prontos, de dois sabores diferentes (dos mais comuns que se vende em qualquer supermercado), e resolvi experimentar por alguns dias pelas razões que seguem:

- vou passar 10 dias viajando na casa dos meus pais e compadres e não quero ganhar peso nesse tempo
- provavelmente nesses dias, vou ficar sem praticar atividades físicas 
- estou perto de sair da casa dos 60 e isso tem me deixado tensa e ansiosa, temo começar a praticar pequenos boicotes
- quero dar uma saculejada no meu emagrecimento, pois já perdi bastante peso e esses últimos são mais difíceis
- tenho um casório em setembro e preciso entrar no meu vestido mais lindo (de quando eu tinha 56Kg)
- andei lendo algumas reportagens, conversando com gente entendida e não vai me fazer mal usar os shakes até o final das embalagens



Pretendo usar no café da manhã e no jantar, mas complementando com uma alimentação saudável e balanceada no almoço, lanches com frutas e fibras, e atingir minha quantidade de pontos diária (calculada pelo programa alimentar que sigo há mais de 4 anos).

Se eu não aguentar, eu paro! Porque emagrecimento, pra mim, não rima com sofrimento não!




Selecionei partes de algumas matérias sobre o assunto pra vocês, caso se interessem pelo assunto:

Da revista Dieta Já (link da matéria completa aqui)



Uso liberado, sim, mas sempre criterioso

(...) O investimento nos shakes como método de emagrecimento não pode ser exagerado. "Devem ser combinados a um cardápio balanceado, que é sempre a melhor forma de se perder peso com saúde!", alerta Cynthia. O respeito à dose recomendada também é fundamental - sem isso, fica difícil até de se manter na dieta. "Por ser uma refeição líquida, não proporciona a mesma satisfação dos alimentos sólidos", esclarece a nutricionista. Na hora do almoço, em particular, o ato da mastigação faz falta. "Por volta do meio-dia o metabolismo está em seu ápice e, então, é aconselhável o consumo de itens consistentes que o estimule, como verduras e legumes."
Para montar um esquema adequado, vale observar o que diz o rótulo de cada marca e as orientações dadas pelos respectivos fabricantes [leia a respeito no final da matéria]. Tudo depende do teor de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras de cada um. (...) Bom proveito!

Neste Link estão os principais shakes industrializados e suas especificações.


Da Revista Boa Forma (Link da matéria completa aqui)


Shake é tudo de bom

Os shakes em pó não estão sozinhos: vêm acompanhados de barras de cereais, shakes prontos para beber e até suplementos vitamínicos. Algumas marcas foram além: incluíram na composição dos produtos substâncias funcionais e prometem aumentar o pique, acelerar o metabolismo ou combater os radicais livres. Para completar o pacote – e garantir bons resultados –, também estão ensinando tintim por tintim como incluir esses produtos no cardápio. Você disca para o serviço de atendimento ao consumidor ou navega no site da empresa para obter informações sobre as refeições que podem ser substituídas pelo pó, por exemplo.
Mas, desde já, esqueça a idéia de usá-los de manhã à noite na tentativa de emagrecer a jato. “Trocar todas as refeições só pelos shakes faz perder peso mais rapido, mas a maior parte do que é eliminado consiste em água e músculos, não em gordura”, explica a nutricionista Juliana Capatto, da Clínica de Endocrinologia Filippo Pedrinola. E como ninguém aguenta ficar por muito tempo sem mastigar no almoço e no jantar, quando voltar a comer normalmente corre o risco de engordar tudo de novo.
“A vantagem desses produtos é que são equilibrados, garantindo os nutrientes essenciais ao organismo, além de permitir um maior controle na ingestão de calorias”, diz o nutrólogo Mauro Fisberg. A gente sabe o valor calórico exato do shake ou da barrinha e, ainda, tem uma sensação de saciedade maior, chegando na refeição seguinte sem tanta fome. 
No início da dieta, a indicação é trocar no máximo duas refeições pelos substitutos – uma pequena (café da manhã ou lanche) e outra grande (almoço ou jantar). Preocupada se vai aguentar ficar sem mastigar nada? Relaxe! Você pode e deve, especialmente nas refeições principais, combinar o shake com frutas, uma salada verde ou uma sopa leve, suprindo a necessidade e o prazer de comer algo sólido, salgado e quentinho. 
Numa segunda etapa, após queimar os quilinhos extras, os produtos devem substituir apenas uma refeição pequena. Mas, de novo, não é para abusar. O ideal é que, nessa fase, você já tenha aprendido a se alimentar corretamente, nos horários certos e de maneira equilibrada, deixando os substitutos para os dias em que não tem tempo para comer com calma ou precisa sair de casa sem o café da manhã. “Esses produtos devem funcionar como coadjuvantes na perda de peso e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta para criar hábitos alimentares saudáveis”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição, que elaborou, em parceria com a nutricionista Mônica Cristina Campos, o cardápio da dieta. Ele mostra as refeições ideais para encaixar os shakes e as barrinhas, ajudando você a controlar melhor o apetite, aprender a comer de maneira saudável e perder os quilinhos que estão sobrando. 




Quinta 05/07/2012
CAFÉ DA MANHÃ -  8h30
2 CS de leite em pó desnatado
3 CS de Diet Shake Mamão
ALMOÇO - 12h15
rúcula, alface, tomate
1/2 xíc de arroz com couve e frango
1/2 xíc de lentilha
chá branco sabor abacaxi
500mL de água
LANCHE DA TARDE 1 - 15h
500mL de água
1 pera
1 activia zero ameixa
1 colher de sopa de chia
LANCHE TARDE 2 - 19h45
1 rap 10 light
1/2 lata de atum ao natural light
tomate, pimentão, cebolinha verde
JANTAR - 21h30
2 CS de leite em pó desnatado
3 CS de Diet Shake Chocolate
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...