Páginas

terça-feira, junho 19, 2012

“No inverno todos engordam um pouco mesmo…”



Esta é uma famosa desculpa que muitos encontram para justificar os quilinhos a mais quando estamos no inverno. Mas não é necessariamente uma verdade, pois o que aquece o organismo é na verdade a temperatura dos alimentos e alguns condimentos, e não a quantidade de calorias. Claro que se tu vives em países que a maior parte do tempo está baixo de 5 graus, a conversa é outra. Mas acredito não ter nenhuma leitora da Sibéria nem do Alasca, certo?

Com esse friozinho o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e lógico mastigando alguma coisa. Mas por quê será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão?

É exatamente ao contrário!

No verão temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está “sobrando”. No inverno a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la.


O que tem que ficar bem claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças. Se inverno nos lembra queijos variados com vinho e você não controlar a quantidades desses petiscos, não será esse gasto a mais do nosso corpo que conseguirá deixar a nossa balança (quanto comemos e quanto gastamos) equilibrada. Esse gasto de energia a mais é mínimo perto da quantidade de calorias que ingerimos nesses alimentos. Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas. 

Outro agravante é a preguiça que o friozinho nos dá. Não são todas as pessoas que tem ânimo de chegar à noite e ir para uma academia com esse frio. Mas deveria. Se o seu objetivo é emagrecer aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Anime-se!!!! Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física.

Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Mas para manter o emagrecimento até mesmo no inverno tentemos  “aquecer” nossa dieta.

* Prefira os líquidos quentes, chás, leite, café.

* Caldos e sopas são as melhores opções para o jantar, aquecem o corpo, e saciam a fome.

* Frutas com maçã, pêra, banana, ficam muito gostosas assadas com uma colher de canela, é uma boa sugestão para os lanches.

* Verduras de folhas verdes, ao invés de saladas, podem ser acrescentadas aos caldos, ajudam a saciar a fome, e não aumenta as calorias.

Salada quente de frutas

Ingredientes
Temperos:
canela, cravo, gengibre (a gosto)
Raspas de laranja
1 pitada de pimenta síria (opcional)


1 banana nanica cortada em rodelas

1 xícara (chá) de manga picada
1 xícara (chá) de morangos
1 kiwi fatiado em meia lua..
...
(use as frutas que quiser)
1 colher (sopa) de adoçante para culinária
1 xícara (chá) de suco de maracujá 

Modo de preparo

Em uma panela funda, coloque o suco de maracujá. Junte os temperos e amasse-os para soltarem o aroma. Acrescente as frutas e o adoçante. Deixe descansar por 30 minutos. Aqueça tudo e, se necessário, coloque mais suco ou água. Teste se precisa de mais adoçante. Sirva polvilhada com canela em pó ou granola light.
PS: estou ótima da dor, mas um pouco resfriada... A alimentação e os exercícios estão indo lindamente. Muitos chás e água, na medida do possível.


Terça 19/06/2012
CAFÉ DA MANHÃ
3 torradas integrais light
chá preto com canela
1 CS de geléia de pêssego light
LANCHE DA MANHÃ
500mL de água
ALMOÇO
1 porção de sopa de abobrinha
 com champignon
1 bife bovino
1/2 CS de óleo de coco
1 pacote Flay Toast Light
chá preto com frutas vermelhas
LANCHE TARDE
1 Corpus Salada de frutas
1 bergamota
2 fatias de pão uva+ômega3
JANTAR
sopa de legumes
1 bife de frango
1 laranja
1 kiwi
CEIA
1 caneca de chá abacaxi e menta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...