Páginas

quinta-feira, julho 05, 2012

Shake, shake, shake...



Pois é... não gosto de dietas restritivas e vocês bem o sabem. Mas ganhei num sorteio da farmácia da esquina, duas embalagens de shakes prontos, de dois sabores diferentes (dos mais comuns que se vende em qualquer supermercado), e resolvi experimentar por alguns dias pelas razões que seguem:

- vou passar 10 dias viajando na casa dos meus pais e compadres e não quero ganhar peso nesse tempo
- provavelmente nesses dias, vou ficar sem praticar atividades físicas 
- estou perto de sair da casa dos 60 e isso tem me deixado tensa e ansiosa, temo começar a praticar pequenos boicotes
- quero dar uma saculejada no meu emagrecimento, pois já perdi bastante peso e esses últimos são mais difíceis
- tenho um casório em setembro e preciso entrar no meu vestido mais lindo (de quando eu tinha 56Kg)
- andei lendo algumas reportagens, conversando com gente entendida e não vai me fazer mal usar os shakes até o final das embalagens



Pretendo usar no café da manhã e no jantar, mas complementando com uma alimentação saudável e balanceada no almoço, lanches com frutas e fibras, e atingir minha quantidade de pontos diária (calculada pelo programa alimentar que sigo há mais de 4 anos).

Se eu não aguentar, eu paro! Porque emagrecimento, pra mim, não rima com sofrimento não!




Selecionei partes de algumas matérias sobre o assunto pra vocês, caso se interessem pelo assunto:

Da revista Dieta Já (link da matéria completa aqui)



Uso liberado, sim, mas sempre criterioso

(...) O investimento nos shakes como método de emagrecimento não pode ser exagerado. "Devem ser combinados a um cardápio balanceado, que é sempre a melhor forma de se perder peso com saúde!", alerta Cynthia. O respeito à dose recomendada também é fundamental - sem isso, fica difícil até de se manter na dieta. "Por ser uma refeição líquida, não proporciona a mesma satisfação dos alimentos sólidos", esclarece a nutricionista. Na hora do almoço, em particular, o ato da mastigação faz falta. "Por volta do meio-dia o metabolismo está em seu ápice e, então, é aconselhável o consumo de itens consistentes que o estimule, como verduras e legumes."
Para montar um esquema adequado, vale observar o que diz o rótulo de cada marca e as orientações dadas pelos respectivos fabricantes [leia a respeito no final da matéria]. Tudo depende do teor de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras de cada um. (...) Bom proveito!

Neste Link estão os principais shakes industrializados e suas especificações.


Da Revista Boa Forma (Link da matéria completa aqui)


Shake é tudo de bom

Os shakes em pó não estão sozinhos: vêm acompanhados de barras de cereais, shakes prontos para beber e até suplementos vitamínicos. Algumas marcas foram além: incluíram na composição dos produtos substâncias funcionais e prometem aumentar o pique, acelerar o metabolismo ou combater os radicais livres. Para completar o pacote – e garantir bons resultados –, também estão ensinando tintim por tintim como incluir esses produtos no cardápio. Você disca para o serviço de atendimento ao consumidor ou navega no site da empresa para obter informações sobre as refeições que podem ser substituídas pelo pó, por exemplo.
Mas, desde já, esqueça a idéia de usá-los de manhã à noite na tentativa de emagrecer a jato. “Trocar todas as refeições só pelos shakes faz perder peso mais rapido, mas a maior parte do que é eliminado consiste em água e músculos, não em gordura”, explica a nutricionista Juliana Capatto, da Clínica de Endocrinologia Filippo Pedrinola. E como ninguém aguenta ficar por muito tempo sem mastigar no almoço e no jantar, quando voltar a comer normalmente corre o risco de engordar tudo de novo.
“A vantagem desses produtos é que são equilibrados, garantindo os nutrientes essenciais ao organismo, além de permitir um maior controle na ingestão de calorias”, diz o nutrólogo Mauro Fisberg. A gente sabe o valor calórico exato do shake ou da barrinha e, ainda, tem uma sensação de saciedade maior, chegando na refeição seguinte sem tanta fome. 
No início da dieta, a indicação é trocar no máximo duas refeições pelos substitutos – uma pequena (café da manhã ou lanche) e outra grande (almoço ou jantar). Preocupada se vai aguentar ficar sem mastigar nada? Relaxe! Você pode e deve, especialmente nas refeições principais, combinar o shake com frutas, uma salada verde ou uma sopa leve, suprindo a necessidade e o prazer de comer algo sólido, salgado e quentinho. 
Numa segunda etapa, após queimar os quilinhos extras, os produtos devem substituir apenas uma refeição pequena. Mas, de novo, não é para abusar. O ideal é que, nessa fase, você já tenha aprendido a se alimentar corretamente, nos horários certos e de maneira equilibrada, deixando os substitutos para os dias em que não tem tempo para comer com calma ou precisa sair de casa sem o café da manhã. “Esses produtos devem funcionar como coadjuvantes na perda de peso e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta para criar hábitos alimentares saudáveis”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição, que elaborou, em parceria com a nutricionista Mônica Cristina Campos, o cardápio da dieta. Ele mostra as refeições ideais para encaixar os shakes e as barrinhas, ajudando você a controlar melhor o apetite, aprender a comer de maneira saudável e perder os quilinhos que estão sobrando. 




Quinta 05/07/2012
CAFÉ DA MANHÃ -  8h30
2 CS de leite em pó desnatado
3 CS de Diet Shake Mamão
ALMOÇO - 12h15
rúcula, alface, tomate
1/2 xíc de arroz com couve e frango
1/2 xíc de lentilha
chá branco sabor abacaxi
500mL de água
LANCHE DA TARDE 1 - 15h
500mL de água
1 pera
1 activia zero ameixa
1 colher de sopa de chia
LANCHE TARDE 2 - 19h45
1 rap 10 light
1/2 lata de atum ao natural light
tomate, pimentão, cebolinha verde
JANTAR - 21h30
2 CS de leite em pó desnatado
3 CS de Diet Shake Chocolate

9 comentários:

Deise Colpes disse...

Mary!! Então penso como você, mas do modo que vc esta usando não vejo como problema..é mais um "truque". Me preocupa pessoas que acham que essa é a solução, e não é! Ninguém vai viver de sopa e shake o resto da vida!

Thaís SV disse...

Eu já tomei shake uma vez... da herba life. Eu trocava o shake pelo almoço e perdi 7 quilos em um mês com isso (¬¬), além da academia que eu fiz na época - acho que foi no final de 2008/ começo de 2009. Porém, o peso voltou todo e mais um pouco. Não recomendo esse que eu tomei pois me fazia muito ir ao banheiro - xixi - e não considero saudável.

:D

Roh Jardim disse...

Oi Mary
eu acho válida a tentativa
afinal de contas vc é bem consciente
e sabe se não te fará bem aí nesse caso como vc disse vc para.
Torço para que dê certo.
Eu ganhei um pote de shake de morango e tomei só uma vez pq não consegui ficar só no líquido a noite. E só me lembrei dele agora kkkk
bjão
http://mundorohsa.blogspot.com.br/

Desabrochando disse...

Mary, primeira vez por aqui!! Acho q ideia do shake mto legal!! Eu enjoei e parei! preciso mastigar...kkkkkkkkkk mas ajuda mto a dá um "up" no emagrecimento. bjs

Fabi Lange Brandes disse...

ADORO SHAKE, TOMO SEM MEDO E SEM ENJOAR
BEIJOS

Priscilla Motta disse...

Oi Mary
Olha, eu adoro Shake, suplementos, vitaminas, tudo que me deixe por muito pouco tempo na cozinha. E tendo a me descontrolar, então o shake tem sido uma ótima pedida. Tenho intolerância a Lactose e Gluten, o que me deixa super atenta na compra do produto. E troco o leite desnatado por água ou leite de soja. O que pode ser uma opção pra você não enjoar. Costumo acrescentar também farinha ou farelo de chia, linhaça, ou coisas do tipo pra ver se diminui a fome.
Boa sorte!

Bjinhos

Rose Light disse...

Oi Mary! Tenho certeza que o shake vai te ajudar a manter o equilíbrio. Eu gosto muito, mas ainda não consigo substituir pelo jantar diariamente, só vez ou outra. Sucesso magrela e boa pesagem hoje no VP!

Rachel disse...

Oi Mary, vc está fazendo tudo bem consciente, bem programadinho... vá em frente!!! Te desejo sucesso com eles! um bjo

Nutrindoabeleza disse...

Oi Mary!

Sabe quando eu emagreci mais rapido na minha vida? 11 quilos em menos de um mes? quando tomei diet shake! porem fiquei fraca e sem saude acho que fiz tudo errado... entao nao comenta esse mesmo erro tome o shake sim mas capriche tambem nos outros grupos de alimento!

um beijao otimop dia!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...