Páginas

terça-feira, julho 03, 2012

Dieta do chocolate

Como eu decidi incorporar chocolate (em pequenas porções e sem exageros) aos meus cardápios, quero dividir com vocês esta matéria muito interessante que descobri no Bolsa de Mulher.

A inclusão dessa iguaria nos meus dias não é por conta de ser chocólatra, mas sim porque ganhei de uma amiga essa coisinha aqui de aniversário:

Aí vocês entendem o meu drama, com certeza!

Vamos à matéria:

Toda mulher que começa a planejar uma dieta sabe de cor que hábitos alimentares deve eliminar. O chocolate costuma aparecer no top 10 dos inimigos da balança. Mas a notícia a ser comemorada é que ele pode, sim, virar um grande aliado na perda de peso.
A sensação de prazer e a redução da ansiedade proporcionada pelos tabletinhos podem ser a chave para manter o equilíbrio mental e o ânimo, e ainda deixar o corpo em dia sem se privar do que é gostoso.



Comer chocolate pode ser um ato saudável se incluído em uma dieta equilibrada, já que, como asseguram os nutricionistas, ele possui diversas características nutricionais benéficas. "Quando o chocolate é consumido, há a liberação de endorfina, que propiciade imediato a sensação de prazer. Além disso, o cacau possui nutrientes como ateobromina e a feniletilamina, relacionadas à melhora do estado emocional", destaca a nutricionista da Unifesp Camila Leonel.
O status de vilã a iguaria carrega se deve às gorduras saturadas que a compõem. De acordo com a nutricionista da USP Roseli Ueno Ninomiya, os chocolates com maior teor de cacau são os que têm maior valor nutricional e menor índice de gorduras ruins, contribuindo para a sua saúde cardiovascular. "Quanto maior o teor de cacau, maispoderosas serão suas propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir os radicais livres na corrente sanguínea. O cacau puro é rico em flavonoides e polifenois, potentes antioxidantes", completa Ninomiya.



A iguaria também dá um empurrãozinho na autoestima. "O sabor doce trabalha muito a sensação do prazer, do alívio. Essa sensação libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a reduzir a ansiedade. Pode beneficiar a mulher que sofre de TPM, por exemplo", diz a nutricionista da USP.



A característica nutricional mais conhecida do chocolate é ser fonte energética. Assim, funciona como combustível do corpo para exerceratividades físicas, essencial para uma dieta eficaz. "A teobromina estimula o sistemanervoso central, em especial o sistema muscular, deixando a pessoa mais ativa. Já a feniletilamina atua na síntese da serotonina, neurotransmissor bastante conhecidocomo ‘substância química do bem-estar'", completa a especialista da Unifesp.

SEM EXAGEROS!


Ok. A notícia de que o chocolate agora pode ser amigo da boa forma faz o nosso prazer pesar bem menos na consciência. Mas é claro que tudo depende de uma alimentação balanceada e regrada. "A determinação de quanto você precisa consumir de calorias e nutrientes ao longo do dia depende de sexo, faixa etária, peso, estatura, nível de atividade física e condições especiais", esclarece Camila Leonel.
Ainda que contem todas essas variáveis, a média diária de consumo não deve ultrapassar os 15g. "Como é difícil discernir entre cada chocolate e cada indivíduo, o melhor é manter-se em 15g diárias duas vezes ao dia. Após o almoço e no lanche da tarde", continua ela, acrescentando que esses são os momentos em que as propriedades do chocolate irão auxiliar melhor o funcionamento do corpo.
"À noite, nem pensar! Você não irá queimar a ingestão calórica antes de dormir", adverte. Outro alerta tem relação com o chocolate branco e tentações como trufas e cupcakes. "O chocolate branco é feito da manteiga de cacau, ou seja, muito mais calórico. O chocolate preto possui muito mais proteínas. Nos bombons, o problema está nosrecheios, repletos de creme de leite, corantes, açúcar em excesso e gorduras. O ideal éuma barrinha de chocolate preto pura", recomenda.
Em termos de composição, uma barra de chocolate (30g) contém em média 150 calorias e entre 2g e 3 g de proteína, sempre lembrando, claro, que há diferentes tipos de chocolate. Quanto mais cacau, menor será o desejo de consumir açúcar. Nesta categoria estão incluídos os amargos. Chocolate diet, ao contrário do que você escutou por aí, apresentammais gordura do que os convencionais, tornando-se, portanto, mais calóricos. "Por isso é importante prestar atenção nas embalagens", conclui Leonel.
(fonte: aqui)



Terça 03/07/2012
CAFÉ DA MANHÃ - 9h20
1/2 papaia
20g de mix 7 Grãos Quaker
1 activia zero ameixa
500mL de água
ALMOÇO - 12h20
alface + rúcula + tomate com limão e sal
1/2 xíc de arroz com couve e frango
1/2 xíc de lentilha
1 cafezinho
30g de goiabada diet
500mL de água
LANCHE TARDE 1 - 15h20
1 pera
1 cookie integral
chá branco sabor abacaxi
LANCHE DA TARDE 2 - 18h20
1/6 de pão árabe integral com linho
1 colher de sobremesa de cenoura+ricota amassada
1 barrinha laranja/chocolate Nutry
JANTAR - 21h20
Escondidinho com: 100g de  inhame cozido e esmagado
2 CS de requeijão light
1 CS de alho poró
2 fatias de peito de peru defumado light
salada: rúcula + alface + pimentão + tomate
CEIA - 22h20
90g de Yogo Kibon + 1/2 xíc de morangos

13 comentários:

Roh Jardim disse...

Pois é amiga
chocolate é um mal(prazeroso) e necessário.
Eu amo chocolate mas sou super controlado com ele kkk
vai entender
Faz quase 2 meses que eu comprei uma barra de chocolate amargo com 70% de cacau e ainda não comi acredita?
kkkkk
nem eu
mas eu sempre me esqueço e quando lembro já está tarde
Mas eu prefiro comer chocolate de manhã porque aí temos o dia todo para queimá-los.
Eu tenho uma curiosidade de saber quanto custa essa caixa de chocolate da cacau show.
Se vc souber me fala tá
bju
http://mundorohsa.blogspot.com.br/

Estrela disse...

Ai amiga, eu acabei de comer chocolate, meu dia hoje ta tenso... Mais comi com moderação e foi com porcentagem maior de cacau! rs

Ler seu post me deu alivio! rs

Beijos.

Danyele disse...

Sim sim eu amooo chocolate, sou viciada meeeesmo kkk. o meu preferido e o meio amargo. menos mal ne? kkkk beijos amore

ivana. disse...

Amiga, eu passo longe do chocolate, nem me arrisco.

Lucélia Mendes disse...

Uau... que presentinho bem básico que você ganhou hein!!! rsrsrsr amo esses tabletinhos da cacau show hummm. Realmente é verdade isso que você postou, o problema é se segurar para não exagerar né! Eu também sou a favor do chocolate na dieta, principalmente depois do almoço que sempre me da vontade de adoçar a boca! Também achei o máximo o esquema para suas metas! Deixo meu convite! Bjs e boa sorte!

Cary disse...

Adorei o post amiga, a única coisa é manter o foco pra não exagerar na porção dessa perdição!! bjsss
tenha uma boa noite!

elly disse...

Bom dia amore
participe do meu novo sorteio
é para 2 ganhadoras agora!
Fique com Deus!!!
super beijo ✿◠‿◠)✿
@barbielieth
www.coisasdeladdy.com
http://www.facebook.com/coisasdeladdy

Equilíbrio! disse...

olá, eu não sou chocólatra...gosto...mas vivo sem...meu problema é doce, doce...ehehhe...mas tenho comido chocolate 70% da cacau show...é muito bom...essa caixa que vc ganhou é maravilhosa...tenho uma em casa tb...mas como um ak outro acolá...pode me dar a receita do strogonof de berinjela? bjs

Simone disse...

Eu sou chocólatra. Saber que se pode comer chocolate, mesmo de dieta, é uma beleza, o negócio é conseguir se controlar.rsrs
bjks

Camila disse...

Hoje eu não resisti e comi um chocolate...mas depois de ler o post estou me sentindo menos culpada,kkk.
Bjo
www.blogvivobem.blogspot.com.br

Danielle disse...

EU prefiro ficar longe.
meu problema não é chocolate, é a falta de controle.
KKKKKKKKKKKKKKK

:*

Light Girl disse...

Eu sabia disso!! Procuro deixar para o finde..e depois da RA minha tolerancia a doce está bem baixa, por isso tenho dado preferencia para com maior teor de cacau..mais sabor e menos açucar!

Expatriada disse...

Que delícia esse post! :)

E olha, o medidor de porções tem em um site inglês que não entrega no Brasil. Mas me disseram que na Tok Stok há!

Beijoca!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...