Páginas

terça-feira, maio 29, 2012

Aprendi

Continuo na minha semana de recuperação pós exagero do final de semana. A busca por equilíbrio é exatamente assim: compensar o exagero é necessário pra manter a linha e o controle do peso.


Porque não é um evento, um final de semana, uma viagem que nos faz engordar. Engordamos no dia-a-dia. E precisamos emagrecer diariamente, com rotina, com determinação e disciplina.

No meu caso, entretanto, os exageros devem ser evitados. E são. Situações especiais tem tratamento especial, fora isso, faço escolhas saudáveis sempre que elas existem.

Mas nem sempre foi assim. Eu desistia das dietas com muita frequência e não foi a toa que conquistei o meu corpo-sanfona. Foram anos de dietas malucas, episódios de descontrole total, fuga do espelho, da balança, dos amigos, das festas, das lojas.


Entretanto, após a reeducação alimentar que me fez chegar ao corpo dos meus sonhos, em 2008, eu senti o doce sabor de ir à festas, vestir roupas legais (e bem mais baratas do que as roupas de gordo), paquerar, namorar, rir da vida...

Olhar no espelho? Subir na balança? Bom, eu achava na época que tinha que emagrecer mais, que continuava acima do peso, que tinha que usar roupas menores. Distorção de imagem. Eu não conseguia me ver com o meu novo corpo.

E a manutenção de peso era feita de forma completamente errada. Eu me "libertava por alguns dias" e freava drasticamente quando chegava perto da minha pesagem mensal. Provavelmente por isso é que acabei recuperando peso após uma série de desventuras na vida. Além de estar completamente "sem chão" na vida, estava "perdida" na manutenção de peso.



Hoje, quando eu olho as fotos de quando estava na minha meta, me acho linda! Não estava excessivamente magra, o que pra minha idade nem fica legal, e não estava gorda. Estava bem, saudável e feliz!

Acho que eu ter recuperado peso me fez aprender mais uma lição. Antes eu emagreci e não conhecia qual era o meu ideal. Eu imaginava, mas não tinha a imagem. Hoje estou emagrecendo sabendo exatamente qual meu objetivo de peso. E quais as roupas que eu quero usar. 

Aprendi que a manutenção de peso é no dia a dia e não em uma semana do mês e que eu posso controlar as minhas vontades na maior parte do tempo.



Aprendi que, mesmo pessoas magras desde sempre se descontrolam eventualmente em uma viagem ou evento, mas que sua rotina "de magro", as faz voltar logo ao que são. Sempre.

Espero que esse aprendizado me traga finalmente o equilíbrio que tanto tenho buscado. 

Mas só depois de chegar à minha meta, tá? 

Segue outra receita de sopa, mais uma receita de suco. Faço duas porções de sopa para usá-la em duas refeições sem repetir almoço e jantar. Acho mais tranquilo de seguir assim. Se fosse a mesma, enjoaria na terceira refeição. Os sucos, faço na hora e tomo como café da manhã, acompanhados de 3 biscoitos cream cracker integrais.


SOPA DE PEITO DE FRANGO



2 filés de peito de frango cortado em cubos
1 dente de alho amassado
1 cebolas branca em pétalas
2 xíc de repolho grosseiramente picado
Caldo de frango 0% gordura
2 cc de óleo de coco
cebolinha e aipo picados

Refogue no óleo o alho e a cebola. Acrescente o peito de frango, o repolho e os demais temperos. Refogue bastante, acrescente o caldo e refogue mais uns 5 minutos. Coloque água para cobrir e cozinhe até ficar do seu gosto.


SUCO DE ABACAXI DETOX



1 fatia grossa de abacaxi
folhas de hortelã a gosto
1 cc de gengibre em pó
2 CS de colágeno hidrolisado em pó
água 100mL
gelo e adoçante a gosto
Bater tudo no liquidificador (de preferência, não coar).


Terça 29/05/2012
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de suco de abacaxi detox
3 biscoitos integrais light
500 mL de água
LANCHE DA MANHÃ
500 mL de água

ALMOÇO
1 porção de sopa de abobrinha
1 bife em tirinhas
3 torradas integrais light
chá vermelho + menta peperina

LANCHE TARDE
1 Pense Light Morango
1 bergamota

JANTAR
1 porção de sopa de peito de frango
chá Suave Noite
500 mL de água

9 comentários:

Bartira Betini disse...

menina. que post bacana. me deu mais força ainda pra continuar. o importante é a gente nao desistir né?
beijo e faça uma visitinha pra mim quando puder tá? beijao

Brisa disse...

Nós que sofremos com o "efeito sanfona" não podemos relaxar mesmo. Eu emagreço um kilo por dia, mas também engordo um kilo de um dia pro outro. Isso é horrível. O segredo é esse que você disse ai mesmo, aprender a manter a rotina e não cair nos excessos. Mas é assim que aprendemos. Pra não errar mais. =)

Expatriada disse...

Oi Mary! Que bom que resolveste postar a alimentação e receitas. És sempre uma querida!

Obrigada por seres generosa e partilhares o que sabes! Acredita, isso é raro!

Hoje me sinto melhor porque meu peso voltou ao normal, parece que foi mesmo da TPM, não sei explicar. Todos os meses é assim, o peso aumenta uma quilo e pouco mais e depois volta ao peso da semana anterior. Deve ser normal.

Mas resolvi fazer uma diminuição de carboidratos. Só por quatro dias ou cinco. Assim fico mais animada.

E depois vou fazer esse suco detox que já conhecia e acho ótimo. Aliás, eu adoro abacaxi com hortelã, fica delicioso. O gengibre fresco ainda é mais gostoso que o gengibre em pó!

Beijo grande! Te desejo sucesso e tudo de bom! Porque não te conheço, mas sei sim, que és uma pessoa abençoada!

Nat Viegas disse...

Oi Mary!
Tudo que eu mais quero é ter um equilíbrio na alimentação... me comportar no dia a dia e de vez em quando poder comer algo "fora da dieta" com moderação. Quero me livrar de vez das compulsões! Estou me esforçando pra isso!
Aconteceu comigo o que aconteceu com vc... emagreci, cheguei na minha meta e não conseguia me ver como realmente estava (hoje vejo as fotos e acho até que estava magra demais!)... acabei engordando TUDO de novo! Mas sabe que eu até acho que foi bom? Tá, pode me chamar de louca, que eu desperdicei tempo e passei vontade à toa pra jogar tudo no ralo... mas pude me testar, ver "os dois lados da moeda" e que comer demais não compensa o descorforto de estar acima do peso! Estou de volta na luta com muito mais conhecimento de mim própria :D

Forçaa!

beijo!

PS: Que delícia de sopinha!

Fabi Lange Brandes disse...

é bem assim mesmo o efeito sanfona, sei como é..... e bom querida, espero que saia dessa coisa ruim o quanto antes
beijos

Rachel disse...

Excelente, excelente!!! Hoje estou tentando ter esta consciência, pois estava escapando da dieta no dia a dia e quando surgia um evento eu queria fazer dieta lá... Please, né? Se tivesse na linha no dia a dia, não precisaria me privar ou ficar na neura nos momentos especiais!!! Te desejo uma quarta excelente! Bjks

Light Girl disse...

Simplesmente amei seu texto!!! Me identifiquei muito com ele, estou aprendendo agora que dieta é pro resto da vida e não só para bater meta....

Danyele disse...

amei amei amei o post. acho que foi feito pra mim kkkkk beijos amore

Dani de Dieta disse...

amei o post, acho que todas nós nos idenificamos muito com ele, pois qntas vezes emagrecemos e engordamos, agora chega...foco sempre...bjão

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...