Páginas

terça-feira, agosto 14, 2012

Pequenas mudanças... uma vida toda!


(Novos hábitos trazem boas mudanças)


Ninguém muda um hábito rapidamente, ninguém se acostuma com uma mudança drástica de forma imediata. Por isso, pra atingirmos nossos objetivos principais, emagrecimento saudável e pra sempre, devemos mudar aos poucos

Depois de incluir um novo hábito e de começar a gostar dele, o bom é refletir sobre como dá prazer tomar essa atitude. 

(Conversar com quem está no mesmo barco ajuda e ensina)


Por exemplo, comecei a colocar saladas nos meus cardápios pra aumentar minhas porções nos almoços, jantares, sanduíches porque achava pouca comida... E então eu fui achando bonito agir assim, achando saudável, achando que era uma atitude bacana de repetir. 

Hoje não consigo mais comer sem salada, por exemplo. Se acontece de não ter salada na refeição (casa de outras pessoas que não possuem o hábito), como menos e fico com fome. Mas se optasse por comer mais (já fiz o teste), fico indisposta!

(Variar faz bem aos olhos e ao paladar)


Só levamos adiante o que nos dá real prazer, seja ao paladar, seja ao perceber que é bacana executarmos tal "tarefa", seja ao perceber os resultados benéficos na nossa vida.

À força, não mudamos pra sempre; abandonamos logo logo a viagem no meio do percurso por nos sentirmos desconfortáveis e sem estímulo.

O exemplo da salada é justamente isso: depois de achar bonito no prato, de perceber que podia misturar os sabores com os demais itens da refeição, que existiam muitos temperos diferentes, passei a depender da salada pra digerir os alimentos.

(Ler rótulos é saber o que realmente estamos comprando)


Mas não é fácil. 

Quer ver? Há quatro anos eu sigo os programas de reeducação alimentar e até hoje (confissão importante!) não consumo a quantidade adequada e recomendada de água. Passo um tempo me policiando, mas nunca se tornou automático e tem dias em que não bebo um mísero copinho de água, pasmem! Aliás, se alguém conseguir me dar uma dica de como beber muita água sem se sentir um camelo, agradeço.

É isso: um passinho de cada vez, curtindo bastante cada novidade incluída ao dia-a-dia e assim, incorporado a uma vida saudável PRA SEMPRE!!!

(Registrar dá a real noção do quanto e do que estamos ingerindo)


Hábitos que adquiri:
- não bebo refrigerantes (raramente diets/lights)
- não como frituras (raramente, quando não há opções)
- não como carboidratos simples (salvo eventos e visitas à casa dos outros)
- como saladas sempre (e aprendi a gostar de sabores e texturas)
- anoto tudo o que como (certo ou errado) para saber a realidade
- cuido para balancear minhas refeições com os principais grupos alimentares
- vario meus cardápios sempre
- compro poucas porções de várias frutas/verduras pra fazer rodízios

(Alguma dica pra que eu consiga?)


O que falta:
- água
- diminuir o sal
- incluir mais peixes
- me apaixonar por uma atividade física (não, amar ela pra sempre!)
Falta mais coisa mas, no momento, é do que me recordo!

E vocês, o que me contam a esse respeito? 

16 comentários:

Como melhor logo emagreco disse...

amiga, é isso mesmo...um pouco de cada vez...ontem percebi q estou começando a viciar em atividade física, senti prazer em correr na academia, em ficar cansada e ofegante...nossa...parece que estou sonhando rs...eu tomo água...mas não consigo 3 litros como muitas meninas falam, tentei, mas passei mal, consigo 1,5. fico com a garrafinha ao meu lado o tempo todo. Hoje já sinto falta. salada e frutas tb...bjão...
http://www.comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br

Deise Colpes disse...

Que colo bom Mary! Foi exatamente assim que me senti lendo seu post! Um colo! Valeu bjs

Anônimo disse...

Adoro esta tranquilidade e sensatez com que fala de reeducação alimentar como um projeto para a vida toda. Penso da mesma forma e acredito que as mudanças tem que ser graduais e constantes. E o mais legal é ver que existe possibilidade de implementar estas mudanças e se sentir bem com elas, sem radicalismo e prezando pela qualidade de vida.
Sabe, quando crescer quero ser como você, rsrsrsrs
Boa terça e bjs

Fabi Lange Brandes disse...

bom eu adquiri vários habitos tbm, acho que o principal é meu controle diante da comida e o corte total dos refris.... isso me ajudou muito.
o que realmente falta pra mim, é agua.
beijos

Heloisa Melo disse...

Oi Mary!!!
Tudo que te falta eu faço e o que vc faz me falta kkk
beijooos

Denise disse...

É assim mesmo...1 mudança de cada vez. Para beber muita água, eu carrego uma garrafa de 1,5l na bolsa quando vou trabalhar, quando chego no trabalho, coloco ela bem a minha frente e vou bebendo porque olho para ela o dia todo. Nos fins de semana coloco alarme e bebo 1 copo a cada meia hora. Bjo

Elis disse...

Oi linda,

interessante perceber que somos exceção não é mesmo, a pouco tempo viajei com minhas amigas e percebi isso. A grande maioria das pessoas, comem de maneira bem diferente, e eu fazia isso também. Mas prefiro continuar sendo exceção, porque sinto a diferença no meu corpo e na minha disposição.
Minha linda, eu concordo com vc que as mudanças são lentas, mas sinto que são definitivas. A água eu já consegui, espero que seja sempre assim, mas não sou tão disciplinada como vc nas saladas, ainda estou no processo de melhorar isso. Talvez a água tenha conseguido porque ando sempre com uma garrafinha do meu lado, e tomo 4 garrafas ao dia de 500 ml. Duas de manhã, uma a tarde e outro na hora do exercício físico a noite, depois não tomo mais porque senão atrapalha meu sono, tendo que levantar para ir ao banheiro. Mas acho que 2 litros tá bom neh...rsrs Torço muito por você, e acho que logo logo vc estará tornando a água um hábito natural.

abraços

Eveline disse...

Você está no caminho certo, de vagar se vai longe.

Luciana disse...

Oi Mary !
Eu tomo muita água... Tenho uma garrafinha na mesa do trabalho, e esta sempre sendo reabastecida, assim tomo 2 litros aqui. Em casa tenho duas: uma na mesa de cabeceira e outra que anda comigo - uso quando saio pra caminhar ou pra ver tv. Assim sempre vou bebendo.
Ótimo teu post!!! bjs

Andressa disse...

Oi minhna amiga linda e magra!!!

Eu já sou ao contrário no quesito água. Eu tomo muita água, desde pequena. Se eu não tomo, fico agoniada, com a boca seca. Que tal carregar contigo e estar sempre nos seus olhos uma garafinha de água?? Quando vê vc se acostuma ou toma por estar carregando algo chato sem usar hahahaha

Saladas e frutas eu tbm fui de comer bastante, agora estou só cuidando as porções e variando mais.

Peixes eu estou incluindo aos poucos. Não gosta de atum?? Na salada ou com massa?? Eu comecei incluindo assim.

Beijão Mary!!!

Tu é guerreira, determinada e um exemplo de dedicação pra nós.

:)

Monica de los Santos Teixeira disse...

Eu não estou comendo carboidrato simples, mas já notei que se eu ficar sem duas porções pequenas de frutas, meu intestino não funciona, e estou tentando colocar mais verduras na minha alimentação.
No quesito agua, chá sou uma negação, apesar que estou sempre com uma garrafinha de Ho2 citros do meu lado, até no meio da noite acordo só para dar alguns goles.
Antes eu desanimava pois eliminava pouco peso, agora se perde 200 gramas já fico feliz, o importante para mim agora e me amar do jeito que sou, e lógico se me amo quero uma melhor saúde, e assim vou emegrecer, não para virar modelo e manequim, mas para ter meu baby!rsrsrs
Beijos

CEZO KIDS disse...

Adorei o seu post, é isso ai mudando aos poucos é que conseguimos, depois tudo fica tão normal que nem sentimos falta !!! beijos te sigo.

ivana. disse...

Eu faço tudo isso, amiga, e estou indo muito bem. Beijo.

Ju disse...

Que lindo amiga...continue assim. bjs

Erika disse...

Adorei o post. Tem tanta coisa verdadeira nele. É mesmo difícil mudarmos os hábitos. Também sofro com a água, é difícil até de engolir rs
Mas, vamos aprendendo né?
Beijos

FUTURA MAMÃE disse...

AMEI AMEI AMEI!
Querida, como tenho sofrido com isso. Quero ver resultados imediatos com a mudança, e quando não vejo, me desespero.
Já me acostumei com a salada, com as frutas e com a água. Me acostumei com a linhaça no iogurte e descobri que amo muay thai.
Mas não consigo comer as porções corretas dos alimentos. Exagero em quase tudo.
QUe triste isso.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...