Páginas

quarta-feira, agosto 15, 2012

Elogios


Venho aqui tornar público um dos problemas mais sérios que enfrento nos meus dias... e talvez nem tenha a ver com minha condição física.

Estou trabalhando seriamente nas terapias um problema que me incomoda na vida social. Não sei aceitar elogios, não agradeço, não aceito, não acho que são sinceros!

Sou auto depreciativa e quando alguém elogia, eu simplesmente dou uma desculpa e NÃO AGRADEÇO.



"OBRIGADA" é a palavra mais difícil de sair da minha boca e dos meus dedos (escrevendo). E é instintivo. Não penso, só reajo aos elogios com desculpas, como se não os merecesse. E, de fato, não me acho merecedora. Não é falsa modéstia nem timidez social. É a autoestima que está seriamente abalada.

Me considero uma fraude.

Exemplos:
- Se a pessoa me diz "Nossa, tu emagreceu bastante né?"; eu falo séria, quase braba: "Mas ainda faltam 4Kg!!!"
- Se alguém diz "Que casaco lindo!"; eu respondo toda sem jeito: "Paguei baratinho, promoção!"
- Se dizem "Acho lindo teu cabelo!", eu digo: "Também, com a quantidade de produtos que eu uso..."
- Se me falam: "Uau! Mestrado e Doutorado! Parabéns!"; eu retruco: "Todo mundo pode fazer..."

Acho que só agradeço elogios (de coração) em uma ocasião: se me cobram agradecimento ("Me agradece, te fiz um elogio!") - por livre e espontânea PRESSÃO!

Então, se eventualmente eu parecer grossa com vocês, por não agradecer em algum momento a algum elogio que me fizeram... é culpa de um transtorno e não por ser mal-educada!

Leio e releio este texto da Psicóloga Olga Inês Tessari, me vejo nos exemplos que ela cita... mas é muito complicado pra mim. Espero mesmo, de verdade, do fundo do meu coração, conseguir agradecer e concordar com os elogios que me dirigem um dia.

Cardápio:


CAFÉ DA MANHÃ: 1 kiwi; 2 fatias de pão uva e ômega 3 light; 2 fatias de blanquet; 1 fatia de queijo minas light; chá preto com cravo, canela e adoçante

2 cápsulas de óleo de cártamo

ALMOÇO: 1/2 xíc de 7 grãos; 1 bife de frango grelhado; abóbora no vapor; rúcula e radite

LANCHE TARDE: 3 biscoitos Maria Integrais; 1 laranja

2 cápsulas de óleo de cártamo

3 medidas de Whey Protein chocolate; 2 CS de leite de soja em pó light; 1 CS de aveia em flocos  (antes do jogo)

JANTAR: 1 bife de filé picado e grelhado, com legumes, orégano, cebola e páprica doce; 1 pera

13 comentários:

Fabi Lange Brandes disse...

eu tenho o mesmo problema que vc, estou trabalhando isso pra me sentir melhor, eu vivo me rebaixando, eu odeio isso em mim.
beijos

Deise Colpes disse...

Mary nem sei o que dizer, pq sempre te achei um exemplo..mas dai vc vai achar q é um elogio falso né rsrs Ironias a parte a psique de cada uma é por si só complexa e que bom te conhecer mais um pouquinho.

Anônimo disse...

Oi Mary...
... Menina... isso é um problema que você deve resolver em você mesma...

Olhe-se no espelho e diga, como você está linda hoje... Talvez você acredite em você mesma... E logo responda. Obrigada!!!!

Faça isso diariamente... E quando você se convencer de você mesma... Vai conseguir agradecer as outras pessoas.

Comece por aqui... Quando escrevermos para você... Vai no nosso blog e diz. Obrigada por sua visita... ISSO É TREINO!...

E daqui a alguns dias (semanas ou mês) você vai se tornar uma Mary graciosa... (mais) e simpática.

Faça o teste... Volte aqui no seu blog para nos contar como foi.

Beijos e fica com Deus.

Luciana disse...

Oi Mary...
Ontem abordei isso com a minha psicóloga... Tb tenho um problema sério de autoestima. E não reajo bem a elogios. E entro num ciclo de boicotes.
Mas ela me fez alguns questionamentos que podem ser válidos, e como sei qu tu tb faz análise, vale a pena. Ela questionou se sempre fui elogiada desde pequena ou se era mais criticada, se eu me recordo disso, na infância,adolescência, essas fases.
E pra ver como fujo do assunto, entre em outro hehehehehe. E não consigo me lembrar. Sempre me apeguei mais a críticas do que a elogios. E qdo alguém fala como estás bem, respondo - São seus olhos....
Vamos dar um jeito !!
bjs

Emagrecimento Sem Segredos disse...

Reconhecer suas falhas é o primeiro passo para corrigí-las. Nem todo mundo tem essa capacidade, sabia? E muitos se enganam. Vc está enfrentando de frente e tenho certeza que depois dessa sua atitude tudo vai mudar. Claro que aos poucos. O mais importante vc já fez: admitiu e vai tentar mudar.

Beijos

Valber

Conquistando Sonhos disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que coisa!!! Nunca tinha ouvido falar nisso, mas você sabe que isso não é bom, como tbm não é de todo ruim. E aceitar e procurar ajuda é o primeiro passo! :)

Anônimo disse...

De certa forma, eu te entendo. Tenho uma super dificuldade para aceitar elogios também e quando agradeço, sinto que estou sendo falsa, porque na verdade acho q a pessoa o está fazendo por querer algo em troca.
Tenho alguma teorias: (1) não aceito o elogio por não me achar digna dele, (2) me cobro muito e acho que o elogio é desnecessário porque não fiz nada além da minha obrigação e poderia ter feito melhor (3) estou me achando a última bolacha do pacote e olho com desdém para o restante do mundo, como se pensasse "não fiz nada de extraordinário, você é que está acomodado". Não sei se estou sendo clara nas minhas loucuras, mas de repente a chave para mudar esta situação esteja numa destas três vertentes - e só pra constar, ainda não descobri minha própria resposta, e sigo me obrigando a agradecer os elogios e me achando a mais falsa das criaturas.
Em tempo: nunca foi grosseira comigo, todos os comentários que me deixa são muito úteis e se me permite um elogio (hehe), você é um exemplo de mulher independente e bem resolvida. E quando crescer quero ser como você. Não precisa agradecer, viu?
Bjs

Cary disse...

Mary, quero agradecer o carinho e incentivo que deixou em meu blog, é muito bom ter tanto apoio assim em um momento difícil desses!
Obrigada mesmo!
Amiga, eu tbm não consigo acreditar nos elogios que recebo, mas isso sempre foi assim, com certeza é a baixa auto-estima que toma conta de meu ser heheh!!
Tenha uma linda quarta!
Beijo grande!

Como melhor logo emagreco disse...

puxa menina, isso é chato, hein...vai aos poucos mudando isso...afinal vc já tem consciencia que deve mudar...já é um grande passo para a mudança...o pior é se vc achasse que tá tudo certo...espero que consiga mudar..comece com vc se elogiando..e olha, não é todo mundo que pode fazer mestrado e doutorado...eu morro de vontade e ainda não consegui...nem tudo na vida basta querer...as vezes a gente luta luta e não consegue...vc tem que se elogiar por conseguir...talvez tenha sido fácil para vc, e por isso não dê tanto valor...mas tem que se valorizar e muito..um beijo grande...
http://comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/

Roh Jardim disse...

Nossa amiga que coisa chata isso
Porque vc merece todos esses elogios
mas eu entendo o quanto deve ser difícil para você se não se sentir merecedora desses elogios.
Fico orando por vc, para que vc sinta-se como deve
merecedora
beijos

Elis disse...

Oi linda,

tomara que você se liberte disso, pois prever que as pessoas estão sendo falsas o tempo todo não é nada legal. Levanta essa auto-estima ok...

abraços

Erika disse...

Oii
Espero que consiga superar essa situação. Que confie mais em você mesma, e veja quanta coisa mudou. Beijos

Anônimo disse...

Pode começar a aprender a receber elogios! Porque você é muito merecedora deles, e não é pecado nenhum. Tenta praticar dizer sempre "obrigada", se policia mesmo. Quando você prestar atenção, estará dizendo sem perceber. :)

Bjs!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...