Páginas

sábado, junho 30, 2012

Espinafre? Berinjela?


ADORO os dois! E "co-criei" duas receitas que foram o almoço aqui em casa hoje... SUCESSO absoluto, viu? Experimentem!


Foto tirada pelo meu irmão antes do "sacrifício" (servi com brócolis no vapor):





1) Risoto de espinafre com alho poró (4 porções): pesquisei na internet, somei aos ingredientes que tinha em casa, e "emagreci" a receita ao máximo.

Ingredientes:

1 fio de óleo de coco 
1/2 xíc de alho poró picado em rodelinhas
1 dente de alho amassados
1/2 pimentão verde picado 
páprica doce à vontade 
1 maço de espinafre picado
200g de arroz cateto cru 
água quente
100g de queijo minas frescal light ralado/picado 
Cebolinha verde à vontade

Preparo: 

Fritar o alho, alho poró, cebola e pimentão, com o óleo até começar a dourar tudo. Acrescentar a páprica e mexer. Colocar o arroz e o espinafre e dar uma fritada por alguns minutos. Acrescentar a água quente aos poucos (várias vezes, pouca quantidade) e ir mexendo. Quando o arroz estiver cozido al dente, desligar a panela e acrescentar o queijo mexendo e a cebolinha para a finalização. Servir imediatamente.

2) Estrogonofe de berinjela light (4 porções):  peguei a receita da Aline de estrogonofe de frango com iogurte, que segundo ela é da Ana Maria Braga e juntei com as receitas à base de berinjela, além de usar ingredientes que tinha em casa, obviamente.

Ingredientes:

1 fio de azeite 
Alho e cebola roxa a gosto 
2 berinjelas em tiras, temperadas com sal pimenta do reino e descansadas por 15 min 
2 colheres de sopa de conhaque (suprimi)
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sobremesa de catchup
1 copo de iogurte natural desnatado 
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
Temperos a gosto (usei noz moscada moída e salsa fresca para finalizar). 
1/2 xícara de chá de champignons 

Preparo:

Escorrer a berinjela e dourar no azeite,  adicionar o alho e a cebola, refogando até a cebola murchar. Colocar a mistura de iogurte com a farinha de trigo. Colocar os demais temperos, incluindo a mostarda e catchup e corrigir o sal. Se estiver ácido, colocar uma pitadinha de açúcar. Colocar o champignon um pouco antes de desligar.


-------------------------------------

Sobre a pesagem de ontem


Eu acho o número 500 lindíssimo. Pra mim é o ideal (em outros tempos eu achava pouquíssimo) e explico:

- Se emagreço 500g, penso: "Tenho que me puxar mais, tenho que cuidar melhor, preciso manter o foco!"

- Se ganho 500g, vem à cabeça: "Opa! Algo deu errado e preciso corrigir imediatamente!"

Entretanto ao perder mais de 1Kg, sempre saio "me achando" e acabo me premiando com "mais um pouquinho" de exceções. E se eu ganhar mais de 1Kg, já saio indignada, me sentindo injustiçada, com a impressão de que não tá dando nada certo e me atiro em coisas bem calóricas, até acordar e voltar à RA, ganho mais peso ainda!

O fato é que de 13 de janeiro até 29 de junho de 2012, eliminei 11Kg, ou melhor: 22 potes de margarina! Visualizaram?

+
Beijo e ótimo sábado!

Sábado 30/06/2012
CAFÉ DA MANHÃ
1/2 papaia
1 CS flocos de amaranto
cha preto+adoçante
LANCHE DA MANHÃ
500mL de água
ALMOÇO
1/2 xíc de risoto de frango com espinafre
1/2 xíc de estrogonofe de berinjela
brócolis no vapor
500mL de água
LANCHE TARDE
1 copinho de carapinha
1 pé de moleque
1/2 fatia de bolo de chocolate
JANTAR
1 cachorro quente sem salsicha
2 canecas de quentão
CEIA
1 caneca de chá verde com gengibre

11 comentários:

Bruxa do 203 disse...

Também adoro os dois!!! E parabéns pelos potes de margarina já eliminados! ;)

Expatriada disse...

É muita coisa que sai do nosso corpo nesse processo. Meu Deus, se pararmos para pensar... É gordura demais.
E pensar que já pesei 93 quilinhos.rs

Parabéns pela "margarina" que saiu do teu corpo lindona! Que ela nunca mais volte!

Beijão!

FUTURA MAMÃE disse...

Parabéns amiga!
além de eliminar peso, nesse tempo todo, vc realmente aprendeu a comer não é?
E isso é o melhor de tudo, porque agora é mais fácil manter.
Parabéns!
Ahhhh e a receita realmente parece ótima!

Danielle disse...

Hj eu postei falando JUSTAMENTE isso.
Perdi quase 2 potes de margarina.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E não copiei seu post, foi espontaneo!
rssss
Parabéns pelos potes eliminados.
E eu A M E I a receita e essa eu vou copiar, falow? UAHSUAHSUA
beijooooookas!

Roh Jardim disse...

Oi lindona
que delícia esse prato, na próxima vez me chama pra almoçar kkkk
Realmente 500g é uma ótima eliminação
Quanta gordura né?
Imagina eu já tirei quantos potes de margarina com os 27kg OFF kkkkkkkkkkk
Muita coisa kkk
bju
http://mundorohsa.blogspot.com.br/

Equilíbrio! disse...

puxa..que legal...adorei os pote de margarina...a gente se esquece da qtidade que perdemos durante a jornada de emagrecimentos e só vemos o imediato. Foi muito bom ler o que vc escreveu, pois hoje engordei e saí com vontade chutar o balde....mas me mantive, em cima do salto alto...mas que é duro é né??? copiei a receita...parece que ficou deliciosa...bom final de semana bjs

Fabi Lange Brandes disse...

muito excelente dona moça, se eu empilhar potes vai dar um tantão, adoro quando consigo eliminar 500, pra mim tbm é otimo
beijos

Luna Lattanzi disse...

Tbm amo Beringela e Espinafre. Vou fazer aqui em casa.

Beijos! ♥

http://devagarsempre.blogspot.com.br/

Dani Páscoa disse...

Marido comprou uma berinjela para mim, ele n gosta e eu simplesmente não sabia o que fazer com ela. Só sei a milanesa, porem, deve ser muito calórico.

Eu tbm acho o ideal emagrecer de 500 gramas a 1 kg por semana. Parabéns pelos seus quilos eliminados! :)

Iara Maria Carvalho disse...

menina, como vc é criativa na cozinha! que massa! eu sou um horror, sem sei nem curto, então tá feio! rsrs
parabéns pelos 11 kg, é uma grande vitória!
de 500 em 500g a gente chega aonde quer!

um xero!

Aline disse...

Mary,
Esta adaptação da receita deve ficar muito mais deliciosa do que com frango. E o risoto só de olhar deu água na boca. Já sei o que o povo do trabalho vai almoçar quinta-feira.
Bjks e obrigada por toda a força que tem dado nestes últimos dias

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...