Páginas

domingo, maio 20, 2012

Miniguia da reeducação alimentar



Tirei daqui a dica de hoje. Em azul, meus comentários. Beijão pra vocês e bom domingo!






A alimentação deve ser personalizada, porém orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:

- Beba diariamente pelo menos dois litros de água. - ou o máximo de água que conseguir beber sem se sentir "se afogando"; creio que a quantidade de água ingerida por dia vai depender da pessoa se sentir bem ou não. Eu bebo 1,5L, às vezes 2L, mas não forço a barra pra não deixar o hábito de lado por desconforto.

- Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar num período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar. - eu não consigo comer de três em três horas por conta dos meus horários fixos de almoço (trabalho) e jantar (após a hidroginástica), então procuro ingerir algo de 4/4h sempre. Seja refeição ou lanche.

- Consuma uma fruta natural, desidratada ou suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições. - tenho muito cuidado com os sucos, pois eles contém mais de uma porção de frutas, geralmente e podem ser mais engordativos que a fruta in natura. As quantidades devem sempre ser observadas e anotadas. Frutas contém açúcares e podem colocar os resultados esperados em risco. Quanto às barras de cereais e iogurtes, procuro sempre os de menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.

- Procure não abusar de líquidos durante as refeições. -  Cada estudo diz uma coisa. Alguns dizem que maior quantidade de líquido distende o estômago e faz comer mais, outros falam que justamente por ter líquido preenchendo o estômago, a pessoa passa a comer menos, outros ainda defendem que a água dificulta a digestão já que a água dilui o suco gástrico. Enquanto não se chega a um acordo sobre o tema, o melhor é evitar ingerir grandes quantidades de líquido durante o almoço, o jantar ou os lanches. 




- Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras.-  as gorduras eu evito sempre que posso, mas os condimentos JAMAIS! São eles que dão sabor aos meus pratos. Além do mais, eu adoro pimenta e ela é um dos alimentos termogênicos que procuro ingerir sempre que possível, assim como o gengibre e a canela. Óbvio que quem tem sensibilidade deve evitar. Mas não entendi essa aí da pimenta não, pois pimenta ajuda a emagrecer e a reduzir os índices de colesterol.

- Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral. - quando eu estava bem acima do peso, IMC quase 30, eu comia onde visse comida. Até naqueles lugares "sujinhos". Puro descontrole, né gente? Agora escolho a dedo os lugares e observo bem os alimentos ao ingeri-los.

- Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos). - confeitarias "suspeitas" nunca me agradaram porque estes alimentos são as minhas maiores perdições e precisam ser LINDOS pra eu apreciar o sabor. Adoro confeitarias chiques e limpinhas, bem iluminadas e com produtos fresquinhos. Por isso, as evito! Hahahaha...

- Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos. - Essa estamos secas de saber, né gente? Mantêm a saciedade e ajudam o Sr. "inDestino" funcionar, se bem hidratadas, é claro!





- Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas. - evitar frituras e molhos (argh) gordurentos também é básico!

- Consuma com maior frequência carnes com menor teor de gorduras e brancas, evitem comer carne vermelha à noite. - confesso que não cuido muito se a carne é vermelha ou branca à noite, mas procuro variar e isso vocês podem conferir nos meus cardápios. Se comi frango no almoço, como peixe ou bovina no jantar, e por aí vai. Agora se a carne bovina for de churrasco, adoro um gordinho! Ai, falei! Hahahaha...




Domingo 20/05/2012
CAFÉ DA MANHÃ
1 caneca de café com adoçante
6 biscoitos maisena
500mL de água
ALMOÇO
tomate + pepino
3 pedaços de churrasco
1 fatia de torta de chocolate
500 mL de água
chá de frutas silvestres

JANTAR
1 CS de leite em pó desnatado
1 CS de capuccino light
4 biscoitos integrais light
2 H2O limão
500mL de água

8 comentários:

Fabi Lange Brandes disse...

onde eu mais peco é na água, sem duvidas
beijos e lindo dia

Anônimo disse...

Acho que preciso melhoras mais a questão da agua!! rs. beijocas lindona

Unknown disse...

água eu bebo até demais... e gorduras tento evitar o máximo que puder, sempre... sobre condimentos, adoro ervas e temperos, a pimenta tbm, principalmente a branca, deixa um cheiro tudo de bom na comida... bjus!

Carla Renata disse...

Lindeza.. confesso ke essa da pimenta não entendi..kkkkk eu como pimenta tooooooooooooooodo dia, adoro, amo com força...rs
E outra.. comida sem condimento nao tem graça né.. eu gosto de tudo mto bem temperado, adoro sabor "forte", tipo gengibre, pimenta, alho..kkkkk
bjokas e um ótimo domingo

Anônimo disse...

Oi Mary, estou adorando seu blog! Me motivou a fazer um também e a seguir com a reeducação alimentar. Parabéns pelos posts.

Bjs, Luna

FUTURA MAMÃE disse...

Adorei seu blog!!!!!!!!
Fiquei um bom tempo hoje passeando por ele!
Com certeza vai me ajudar muito!
Eu acabei de criar um blog pra mim.
Pretendo engravidar, mas quero estar bem comigo mesma primeiro.
Se puder e quiser, dá uma espiadinha lá no meu!
É simples, mas comentários, dicas e idéias, serão sempre bem vindos por lá! Bjos e boa sorte pra vc!

Iara Maria Carvalho disse...

adorei o inDestino!!! hahahahah

as dicas são ótimas, seria muito bom conseguir seguir sempre né?! ê coisa difícil! rsrs

beijos e ótima semana!

Cassia Matos. disse...

Olá amiga gostei muito da postagem e concordo com você.e vamos seguindo firme nos e nosos hormônios.
bjos e boa semana.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...