Páginas

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Sem glúten, muito caro?


Comer sem glúten pode não ser tão caro... Alimentos que contém glúten são à base de 4 cereais: trigo, aveia, centeio e cevada.

Portanto é preciso substituir somente alguns itens do meu dia a dia: massas, pães e biscoitos, cereais matinais e barrinhas de cereal, cervejas - MAIS NADA!!!


Como sou só eu, um saco com 500g de macarrão de arroz (1 pires por vez), um pacote de cookies (5 unidades por vez), um pão inteiro congelado (1 fatia por vez), um pacote de granola sem glúten (2 CS por vez no CM ou 1 cc no lanche) e um pacote de bolachão de arroz (1 por vez) duram mais de um mês inteiro (para lanches e café da manhã). No restante das refeições (almoço e jantar), saladas, carnes e carboidratos (arroz, batatas, feijões) são coisas que como regularmente e são permitidas.

Mas e a pizza, os bolos? Tenho receitas facilmente encontradas na internet de massas para pizza e bolos sem glúten. Basta ir a uma casa de produtos naturais e comprar as farinhas. Um pouco mais caras é verdade, mas como eu disse, sou sozinha e rende muito só pra mim.

Não estou encontrando grandes dificuldades de adaptação nem financeiras. E até tenho me divertido lendo os rótulos e procurando alternativas.


Lista de alimentos (que se encontra facilmente) SEM GLÚTEN


Frutas
Legumes
Verduras
Farinha de Arroz
Creme de arroz (mesma farinha, vendida em seção de alimentos infantis nos supermercados)
Amido de milho (popular Maisena)
Polvilho doce
Polvilho Azedo
Tapioca
Farinha de Mandioca
Fécula de batata
Carnes (frango, peixe, carnes bovinas)
Sal
Açúcar
Chocolate em pó
Cacau
(Barras de chocolates e bombons, leia as especificações, alguns contém glúten e outros não).
Gelatinas
Óleos
Manteigas e margarinas em geral
Doces em conservas e em corte (leia as especificações, alguns contém glúten)

Produtos Prontos em Supermercados (Ler os rótulos!)



Existem opções sem glúten em itens como:
Queijos
Requeijão
Iogurtes
Macarrões de arroz, quinoa e milho.
Pães (geralmente congelados) - as fatias aquecidas no microondas ficam com textura de pão caseiro recém saído do forno.
Biscoitos salgados e doces  (em casas especializadas em alimentos naturais tem mais opções, mas já se encontra em supermercados biscoitos sem glúten - cookies, bolachas de arroz, salgadinhos de soja, etc...).


Vocês se surpreenderão com a quantidade de alimentos sem glúten que se encontram à disposição hoje!
Basta prestar atenção às especificações dos alimentos, em que normalmente a expressão: "Sem Glúten" é colocada em destaque. Escolhendo os alimentos sem glúten, mesmo que não estejam fazendo a dieta, melhorarão consideravelmente a qualidade da alimentação.

13 comentários:

Roh Jardim disse...

Que legal seu post.
Fiquei interessada nesse pão congelado nunca vi.
Onde vc acha?
Um beijo
http://mundorohsa.blogspot.com.br/

line disse...

estou prestando mais atençao nos alimentos . para tentar ingerir ao minimo coisas com gluten

Cary disse...

Oi Mary, tudo é questão de hábito né??
Tenho diabetes e já sou acostumada a ler rótulos por conta de açúcares, já me acostumei com isso, a chega um tempo que já é automático!
Alguns produtos são mais caros mesmo, tanto os sem glúten e os dietéticos, mas se é para nosso bem e saúde, vale a pena!!
Um beijo, tenha um lindo dia!

Carolina N. disse...

Olá! Tbm estou nessa de cortar o glúten, não totalmente, mas reduzir... já to pesquisando várias receitinhas sem ele, assim posso ir começando aos pouquinhos.. bjs!!

Carla Renata (A Teimosa) disse...

pra mim acho que nao sairia caro.. pq geralmente almoço e janta é só com legume e proteina.. e fruta de sobremesa.. só gastaria mesmo com dafé da manhã e lanches...
bjooooo e uma ótima kinta

Marcos disse...

Muito boa a complementação do tópico passado, vou tentar levaruma vida com menos gluten!!

Andreia B. disse...

eh questao de costume neh, aprender a comprar sem glutem, acho q depois q aprender as marcas ja vai direto pro carrinho sem dificuldade nenhuma.

Ka disse...

To curtindo bastante saber isso do glúten, vou conversar com a minha nutri e já ler os rótulos do que tenho em casa, beijo beijo.

Ju disse...

A sua nutricionista que te indicou comer sem glúten? A minha não falou nada sobre isso comigo, mas vi no facebook que a alimentação dela é toda sem... vou perguntar a ela, quem sabe viro uma nova adepta, né?!

Beijinhos

ivana. disse...

Realmente, o mercado é bem farto. Beijo.

Juliana disse...

Adorei o blog e o post, muito útil, parabéns!
Tenho um blog sobre cabelos e beleza e quero te convidar a conhecê-lo e a participar dos sorteios que estão rolando por lá! bjos, Juliana

http://praquemamacabelo.blogspot.com

Equilíbrio! disse...

achei engraçado, pois li um artigo de uma nutricionista falando que a aveia tem gluten, eu até deixei uma pergunta se o farelo tb tinha, pq é o que ando ingerindo....bjs

Equilíbrio! disse...

e vc já notou alguma diferença no emagrecimento? vc está fazendo com essa finalidade, né? não tem problema com o gluten, né? sabe que na minha cidade tem uma padaria que faz pão e outras coisas sem gluten...fui comprar uma vez, com uma amiga, que o filho bebê, estava com problema de alergia e ela não podia comer para não passar para o leite...estou adorando os esclarecimentos, li os post anteriores, estava meio atrasadinha....bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...