Páginas

terça-feira, junho 05, 2012

Dia do Lixo? Pontos Flex? Pontos Extras? Dia de Refeições Livres?


Todas as pessoas que seguem uma dieta não restritiva, mas cuidando os tamanhos das porções e também a qualidade dos alimentos a serem ingeridos em todas as refeições. Essa estratégia, aliada ou não a atividades físicas, faz com que o indivíduo emagreça, desde que ele eleja quantidades diárias de alimento que forneçam menos energia do que ele gasta em um dia. Simples matemática elementar.


Entretanto, a dieta pode cansar, pode desanimar, pode deixar o ser humano chateado por sempre estar naquele esquema de contar calorias, pontos, ProPontos, Notas e afins... Então, é necessário haver uma flexibilidade nos planos alimentares. Esta flexibilidade, no entanto, não pode chegar a extremos porque em um processo de emagrecimento saudável, as chamadas "jacadas" não devem ser uma constante. Isso porque a matemática funciona também para essas ocasiões.


Eu sei que não digo nenhuma novidade aos escrever essas coisas. Quem tem bom senso e estudou, leu ou simplesmente seguiu uma dieta balanceada alguma vez na vida sabe bem de tudo isso.
Acontece que, há algum tempo atrás, um rapaz me procurou por meio do meu antigo blog questionando o porquê de eu não fazer um "dia do lixo". Eu nem sabia do que se tratava, então escrevi pra ele e ele me explicou.


Fiquei horrorizada! Meus planos alimentares sempre me permitiram uma margem de "cota alimentar extra" para momentos especiais, eventos, finais de semana, ou pra quando eu achasse sensato utilizar. O rapaz me descrevia no e-mail, entretanto, que no seu nomeado "dia do lixo", ele comia o que quisesse, na quantidade que quisesse e isso o fazia manter-se na linha por seis dias na semana. Ele passava os dias pensando e planejando a recompensa do tal dia.

Vocês podem pensar: "Oras, mas a gente tem pontos extras, pontos flex, notas acumuladas, dias em que é permitido fazer uma refeição livre, isso é saudável!" E eu concordo plenamente.


O que o rapaz me descreveu, no entanto, me deixou boquiaberta. Aos domingos, ao acordar, ele tomava 2 copos de Ovomaltine com leite, acompanhado de dois bolos (inteiros) recheados da Casa Suíça. No almoço simplesmente se negava a comer frutas e verduras (aliás, durante todo o dia isso era "proibido") e se entregava às frituras, gorduras, molhos, massas, doces, refrigerantes... À tarde, comia algo semelhante ao café da manhã em quantidade e "qualidade". E à noite, saía com amigos para beber, comer pastéis, pizzas ou qualquer outro tipo de "junk food" (nada mais adequado, hã?). No dia seguinte, voltava "ao sacrifício" da restrição calórica, da alimentação balanceada (mas bem diminuída) e à musculação pesada para recuperar e emagrecer mais ainda.

Entendem agora a minha reação ao ler o e-mail?


Respondi apenas o seguinte: " Se funciona pra ti, continua! Meu interesse é manter meu peso eliminado para sempre, sem grandes sacrifícios e sem, principalmente, passar mal após um dia me colocando no lixo."

Ele nunca mais escreveu.


Terça 05/06/2012
CAFÉ DA MANHÃ
2 CS de leite em pó desnatado
café e adoçante
3 torradas integrais light
1 CS de geléia de morango Diet

LANCHE DA MANHÃ
1 caneca de café

ALMOÇO
1 xíc de macarrão integral
2 CS de requeijão light + Pesto em pó
1 filé de peito de frango + 1 cc de óleo de coco
1 xíc couve refogada
1 xíc brócolis no vapor
500mL de água
LANCHE TARDE
1 Densia aveia + 1 CS Chia
1 laranja
1 barra de frutas com chocolate Nutry (morango- 
antes da hidroginástica)

JANTAR
berinjela+couve+cenoura+temperos+chuchu
1 bife em tiras + cebola+alho+pimentão
3 torradas integrais light
1 goiaba
1 caneca de quentão zero

7 comentários:

Danyele disse...

Nossa e ele disse se isso dava certo? Que horror gente, que absurdo. Euheim

cary disse...

Meu Deus, esse se jogava no lixo mesmooooo!! imagina a saude dele como não estava com tantos absurdos!!
tem cada um....
bjss

Fiona disse...

O dia do lixo é muito comum no meio musculação, mas não dessa maneira... O pessoal chama de dia do lixo porque nesse dia você pode comer o que quiser mas sempre cuidando a quantidade! Não essa porqueira que ele descreveu... Nossa! Pobre estômago hein?!
Beijos!

Fabi Lange Brandes disse...

eu sou contra o dia do lixo, confesso que nos findes eu me permito alguns alimento diferentes em quantde moderada, mas o dia do lixo eu sou contra.
beijos e fez mto bem

line disse...

que horror eu jamais faria isso , o que me permito é uma vez ou outra comer algumas guloseimas e mesmo assim com moderaçao .

Simone disse...

Eu acho que se comermos direito durante 6 dias, e no sétimo enfiarmos o pé na jaca(dia do lixo), vms mandar tudo por água a baixo. Talvez uma vez no mês não faça tão mal.

Anônimo disse...

Sobre o post das bijus, eu sou de Santa Maria e estou indo à Poa findi que vem e queria saber onde tem atacado de bijouteria aí em Poa... é no centro? obrigada. bj Ana Cristina

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...