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sábado, maio 05, 2012

Conforto Longe da Comida



Durante uma sessão da terapia que eu estou fazendo para tentar modificar minha relação com a comida, mencionei o conforto que a comida me traz nos momentos de "desespero", quando me sinto chateada, angustiada ou mesmo aborrecida. A tristeza sempre me faz querer um conforto imediato. E este conforto vem na forma de uma coisa bem "massuda", destas de confeitaria... tipo um croissant salgado, outro doce, outro salgado, outro doce... aff...


Então passamos a listar quais outras coisas me trariam também conforto imediato, para que eu fizesse uma substituição sempre que possível e começasse a deixar essa associação automática de lado:

1. Sentar num parque com alguém querido, tomar um chimarrão, falar besteiras ou mesmo falar do assunto que me aflige no momento. Esta pessoa seria meu namorado, meu irmão, um amigo querido ou uma amiga... Nem sempre, porém, esta fugida ao parque é possível de imediato e nem sempre as pessoas em questão estaria disponível instantaneamente para me socorrer. 


2. Ver um dos meus seriados prediletos na TV- TBBT, House, Game of Thrones -, de pijama (ou no computador, desde que confortavelmente instalada). Se eu estiver na rua, não há como correr até em casa e me jogar no sofá ou na cama pra ver seriados.

3. Ler uma revista nova ou um livro de ficção interessante. Tenho que ter sempre à disposição na bolsa ou no notebook algo que não me remeta à comida e que seja interessante pra mim, como revistas femininas, de decoração, livros bons e que prendam a minha atenção para fugir do pensamento em comer.




4. Estar com meu namorado. É praticamente impossível durante a semana pois eu trabalho o dia todo, ele trabalha de dia e estuda à noite e nas nossas noites livres vamos á a cademia (ele na dele e eu na minha), moramos longe um do outro e nos vemos nos finais de semana. Eventualmente em um dia da semana eu vou até a casa dele pra dormir, mas depois da Hidro, chego lá perto das 22h e mal dá tempo de nos curtirmos pois temos que acordar cedinho de manhã.

5. Ir ao cinema. Outro programa que faço com prazer mesmo sozinha. Entretanto tem que estar passando um filme bacana e tenho que ter tempo para ir ao shopping mais próximo, sem comprometer minha rotina profissional e da academia.




6. Caminhar com uma amiga (ou ouvindo músicas e notícias). Mais uma vez dependeria de alguém ao meu dispor em um tempo recorde, sem falar que teria que ser em um lugar ultra seguro porque, em geral, tenho essas crises no final da tarde...

7. Navegar na internet. No trabalho, essa é a melhor opção. Em geral fico lendo os blogs, respondendo os e-mails do "Gurias Lightchê", vendo sites de decoração, de imóveis pra vender/alugar, sites de moda, de lojas... e esqueço um pouco o que me faz mal... 




 Pronto! Agora que marquei em roxo as 3 coisas que são mais possíveis de fazer cada vez que penso no "conforto" para o espírito inquieto, é só colocar em prática. Vou reler esse post muitas vezes, tenho certeza.

Já pensaram em fazer uma lista assim?

11 comentários:

A teimosa disse...

Então..adoro seriados e filmes..em casa ou no cinema..maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... sempre me leva a petiscos como pipoca e amendoim..kkkkk
bjokas e um ótimo fds

cary disse...

oi Mary, primeiramente mto obrigado pelo inncentivo que deixou no meu blog, fiquei triste por saber que perdeu alguem querido por causa dessa doença, mas por outro lado vc me animou mto qualquer palavra de incentivo ajuda mto nessa minha luta diária, agora falando do teu post, simplismente adorei essa idéia, preciso urgente fazer uma lista assim, tenho muita ansiedade a noite, então vou fazer várias opçoes pra escapar de crises de ansiedade.... valeu muitoooo pela dica hein!!! um grande beijooo

Danyele disse...

Gostei dessa lista! beijooos amada

Julia disse...

Adorei seu post, é a primeira vez que visito o seu blog e sabe que você me deu o que pensar. Também vou fazer minha listinha afinal também sempre associei comida a conforto. Sempre achei que era natural comer quando eu estava nervosa e tals. Vlw, e boa sorte.

Rachel disse...

Eu adorei a lista! Preciso fazer a minha tb!!! Acho de EXTREEEEMA importância esse tipo de troca neste processo!!! Que saudades da minha terapia!!! Fiquei viajando em seu post!!! Eu preciso meeesmo fazer a minha lista! Siga em frente! Um bjo enorme

Fabi Lange Brandes disse...

não pensei, mas acho que preciso mesmo fazer uma lista dessas
beijos e lindo dia

Expatriada disse...

Adorei esse post, nunca tinha pensado nisso. Eu adoro cinema, vou muitas vezes sozinha, navegar na net também tem me ajudado muito, principalmente com os blogs. Vou focar em coisas possíveis e que me dão prazer! Amei o post! Parabéns!

Equilíbrio! disse...

Oi, boa noite, adorei seu post, já fiz varias destas...mas vc acredita que comigo não funcionou não...qdo eu quero comer, eu quero comer...nada faz a vontade passar...o que tem me ajudado é ter sempre na minha frente coisas saudades...já chegueia chupar 5 laranjas uma atras da outra para passar a vontade de correr em uma panifadora e devorar um bolo inteiro...acho que comigo isso tá funcionando...a maçã com casca parece que tem resposta cientifica que tira a vontade comer doces. Como faço: corto em fatias tipo palitos e vou comendo...o mesmo faço com a goiaba...assim demoro mais para comer e avontade passa...a laranja é legal, pq o sabor não dá muito certo com certos doces...imagina chupar uma laranja e comer chocolate...eca..heheheh...então é isso...ache o que lhe vai ajudar...é de cada um...mas é bom a gente vê o que ajudou a outra, pois assim vamos testando...bjão...bom final de semana.

Quel =^^= disse...

SABE... SEI BEEEMM OQ VC SENTE... E OQ VEM ME AJUDANDO MUIIITO AGUA E CHÁS COM SABORES QUE ME AGRADAM! TIRAR UM FOTO DA MINHA BARRIGA MURCHANDO TAMBEM TE ME AJUDADO!

BJS FLOR SUCESSO PRA NÓS!!

Em busca de corpo e alma disse...

nem me fale. Eu tenho a mente de faminta. Ando pensando na virada gastronômica de sampa

Light Girl disse...

Menina, a terapia me ajudou fortemente! Fico feliz que tenhas feito essa relação e descoberto outras formas de satisfação, beijosss

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