Páginas

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Olá!!!!

Meninas,
Estou com visita em casa essa semana e tá complicado ficar na internet e fazer as visitas. Mas a RA, a AF e a água estão 'nos trinques'.
Tenho procurado matérias interessantes nos meus intervalos de almoço e deixo o post previamente pronto para à noite só acrescentar o cardápio e atender meu hóspede que veio lá do Pará.
Preparo meu almoço à noite e ontem eu fiz uma receita com carne de soja (abaixo).  Então achei essa matéria sobre os benefícios da soja e resolvi postar aqui junto como "dica de estudo".
Variar os alimentos é tudo de bom e descobrir novos sabores, texturas e temperos faz da nossa rotina alimentar um prazer e não um sacrifício. Espero que gostem!

PS: Dani (Floripa), a podóloga olhou meu dedo e autorizou uma unha postiça (dedão do pé que está embaixo). Tá linda.
Dani (RJ), achei o amarelo pastel e pintei as unhas do pé!!!

As vantagens da soja


Adicionar a soja ao seu cardápio diário pode fazer milagres por sua saúde. Todo mundo sabe que a soja é saudável, mas sabemos exatamente o que essa leguminosa pode fazer por nós?
Para começar, a soja ajuda a prevenir os incômodos sintomas da TPM – o que para nós mulheres já seria suficiente para nomeá-la milagrosa – assim como os sintomas da menopausa e a prevenir o câncer de mama. Também reduz o LDL, o que chamamos de colesterol ruim.
Além disso, a soja ajuda a emagrecer e a  ganhar músculos, isso porque contem substancias que aceleram o metabolismofibras que colocam o intestino para funcionar, além dos aminoácidos essenciais para a construção de músculos.
Atenção: não exagere na dose que a soja em grande quantidade também engorda! Assim que o recomendado é ingerir 25 gramas da proteína isolada de soja. Isso equivale a duas porções do grão e derivados, mas você pode ingerir duas colheres do grão cozido mais um copo (200 ml) de leite de soja ou duas fatias de tofu, por exemplo.
Mas como colocar a soja na minha vida? Existem muitas maneiras de fazê-lo. Você pode optar pela soja em grão que cozida por de ser transformada em salada, sopa ou substituindo o feijão. Já a proteína de soja isolada vem em forma de pó e você poderá misturá-la com sucos ou shakes, conforme sua preferência. A proteína de soja é indicada principalmente para quem quer ganhar músculos, consuma o shake protéico até uma hora antes de malhar ou logo em seguida.
tofu, queijo de soja, é rico em cálcio e proteína e pode ser usado em molhos, maionese ou patê, uma delicia!  O Missô e o shoyu também são ótimas pedidas para colocar soja em nossa dieta. O missô pode ser acrescentado em sopas, patês, temperos de saladas e refogados. Já o shoyu acompanha o sushi e também fica muito bom como molho de salada.
Por fim, o leite de soja, que por ser de origem vegetal não tem colesterol e é indicado principalmente para que não consome produtos de origem animal ou tem intolerância a lactose. Indicado para vitaminas, bolos, biscoitos, Paes, doces e onde mais surgir idéias!
Fonte: Revista Boa Forma





Vagem com  Carne de Soja

- 1 colher de chá de azeite de oliva
- 1/2 dente de alho picado
- 1/4 de cebola picadinha
- 1 colher de sopa de pimentão verde picadinho
- 4 colheres de sopa de molho de tomate pronto (0% gordura)
 - água o quanto baste
- 5 colheres de sopa de carne de soja seca (=PVT-proteína vegetal texturizada)
- 1 xíc água fervente
- sumo de 1/2 limão
- 1 xíc de vagens picadas
- orégano, pimenta, sal a gosto
Hidratar a carne de soja em água fervente e limão por 10 min em um recipiente tampado. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente e fogo baixo, acrescentar o azeite e o alho até começar a fritar (+ou- 3 min). Adicionar a cebola e o pimentão e refogar bem (+ou-3 min). Após, colocar o molho de tomate e deixar tomar o gosto dos demais temperos por alguns minutos (+ou- 3 min). Adicionar a soja escorrida e lavada em água fria, mexer e deixar por uns 5 minutos. Colocar água se necessário. Por último, adicionar a vagem picadinha e deixar cozinhar até ficar macia. Antes de desligar o fogo, adicionar sal e temperos de sua preferência.

Rende duas BOAS porções de 1 ponto cada (Vigilantes do Peso).

Obs:
1. aqui no mercado público de Porto Alegre eu encontro PVT a granel: 'moída' escura e clara, em tirinhas tipo estrogonofe, e bifes de PVT (todos desidratados) na banca ao lado do Café do Mercado.
2. variações que eu faço e adoro: abobrinha, chuchu, berinjela, couve, repolho, moranga, etc.


Cardápio de hoje:
Café da Manhã:
½ papaia
1 pacote de Nestlé Combina com Você Original
1 iogurte Molico sabor ameixa
4 pontos
Almoço
½ xíc de 7 cereais
½ xíc de lentilha
1 xíc de Vagem com Carne de Soja
salada de alface
5 pontos
Lanche
1 pêssego
1 pêra
1 barra de granola
3 pontos
Lanche 2
1 fatia de pão de soja
1 colher de ricota light
1 fatia de peito de peru
3 pontos
Jantar
1 banana nanica
3 medidas de Designer DNA Feme
2 colheres de leite em pó desnatado
5 pontos
Total do dia: 20 pontos

3 comentários:

εïз Dani εïз disse...

Mary!
Adorei a receita, vou procurar a carne de soja aqui em Floripa, eu adoro mas nunca comprei :)

Nossa ficou muito bom o resultado da unha, nem parece postiça...Tá lindo mesmo, e adorei a cor do esmalte! Eu vi esta cor no blog da Augusta e já tinha adorado...

Fico feliz que mesmo na correria vc está conseguindo postar! :D

Beijos, e um lindo dia!

Sammy Leilane disse...

eua doro um esmalte amarelo! amei!!! sabe que quando faço minha carne de soja não fica aquela coisa de louco, sabe? mas quando minha mae faz, meus deus, tudo de bom! bjsu!

Anne Costa disse...

Eu amo salada de soja e já comi ela assim,refogadinha.
Mas acredita que nunca tive coragem de fazer? agora vendo a receitinha fiquei com vontade,vou tentar.

Mary a unha nem parece postiça menina,que coisa mais chique e este esmalte então ficou perfeito neste pezinho moreno,acho que vai combinar no meu também.rsrs

Beijos!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...